14 Set. 2010

Inauguração do Museu Terras de Besteiros

Será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 16 de Setembro, Feriado Municipal, o Museu Municipal de Tondela, Museu Terras de Besteiros. As obras de requalificação e adaptação do Solar de Sant’Ana para núcleo sede do Museu, realizadas em 2009, adaptaram os espaços do velho solar ao discurso museológico,

criando um corpo arquitectónico moderno onde se projectou a recepção, o auditório, a sala polivalente para exposições e serviços educativos, o laboratório de restauro e salas de trabalho logístico. No presente ano instalou-se o discurso museográfico, com a montagem dos conteúdos que darão uma visão do novo Museu de Território que se quer para o Concelho de Tondela nas suas diversas vertentes: diacrónica (histórica), etnográfica, o futuro e as tecnologias. E é precisamente aqui que reside o novo paradigma do discurso deste museu: a componente tecnológica e multimédia. Tangitable para o Património Cultural e Arqueológico na sala da Pré-História e Metalurgia, ecrãs touchscreen para as salas do Território, do Barro Negro e da Estância Sanatorial, além de uma aplicação multimédia na qual se utiliza a Besta como instrumento de um jogo para interagir num cenário de guerra, caça e paz. Além de ecrãs vídeo nas salas do Território e do Futuro. Visto nesta perspectiva, o discurso expositivo será factor de atractividade, de modernidade e de interacção pedagógica. Situado numa artéria nobre da Cidade, o Museu trará para a mesma e para o Concelho, uma mais-valia cultural e turística sem precedentes.