21 Out. 2010

Dia Mundial da Alimentação - Município de Tondela oferece 5000 peças de fruta a todos os alunos das Escolas do Concelho

O problema da obesidade infantil, em termos nacionais, tem vindo a apresentar valores crescentes e preocupantes, sendo inquestionável que a promoção da Saúde Alimentar, no contexto escolar, assume um papel notório no desenvolvimento físico, psíquico, social, emocional e afectivo da criança.

Considerando que a maioria dos alunos passa a maior parte do dia na escola, tomando aí a refeição do almoço e que o meio escolar é por excelência um local ideal para implementar e modificar positivamente os comportamentos alimentares, o Gabinete da Educação do Município de Tondela, consciente das suas responsabilidades nesta matéria, tem vindo, de forma crescente, a desenvolver trabalho nesta área. Este ano decidimos assinalar o Dia Mundial da Alimentação com actividades que ocorreram na passada sexta-feira, dia 15 de Outubro, oferecendo perto de 5000 peças de fruta a todos os alunos das Escolas do Concelho, desde o pré-escolar ao Secundário, incluindo o Profissional. O Senhor Vereador da Educação, Dr. José António Jesus, acompanhado das técnicas do Gabinete da Educação e da Nutricionista, durante a manhã desse dia estiveram presentes em alguns eventos organizados, quer pelo Município, quer pelo Agrupamento de Escolas de Tondela, a salientar a entrega simbólica da fruta a alguns alunos do Centro Escolar de Tondela, seguida da visita à Quinta da Ribeira onde os alunos da EB1 de Tonda assistiram à cozedura do pão e por fim o almoço com uma ementa tradicional na EB1 de Outeiro de Baixo. No Centro Escolar de Tondela foi também distribuído, às crianças, um folheto alusivo à importância do lanche da manhã e da tarde e as regras para uma alimentação saudável, destinado a todos os pais e encarregados de educação. O Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros comemorou esta data no dia 18 de Outubro (segunda-feira). Com a colaboração dos alunos do CEF - Empregado de Mesa, para além da distribuição da fruta aos alunos, confeccionaram espetadas de frutas, sala de frutas e variados sumos de fruta naturais. Foi ainda construída uma roda dos alimentos com produtos naturais e foi visualizado um power point alusivo aos distúrbios do comportamento alimentar. Com estas actividades pretende-se, que as crianças aprendam, de uma forma lúdica, como deve ser constituído um almoço saudável, quais os alimentos que devem ou não incluir e quais os comportamentos que devem adoptar. Recorde-se que o Município de Tondela preocupado com a alimentação das crianças das escolas do concelho, contratou há 3 anos uma nutricionista que: • Desenvolve acções de formação junto dos alunos para promover hábitos de alimentação saudáveis; • Elabora mensalmente as ementas, dos Jardins de Infância e 1º Ciclo, adequadas á idade e necessidades nutritivas das nossas crianças, para que estas possam ter um melhor rendimento escolar. • Visita às Instituições que confeccionam as refeições e formação presencial às cozinheiras; • Visita às Escolas e acompanhamento do empratamento nas horas das refeições. À semelhança, do ano anterior, aderimos novamente ao Regime da Fruta Escolar, que tem como objectivo a distribuição de 2 peças de fruta por semana aos alunos do 1º Ciclo (perto de 1000) e que terá inicio no mês de Novembro. Com estas iniciativas o Município de Tondela procura promover, de forma integrada e abrangente hábitos alimentares saudáveis, com o objectivo de educar as nossas crianças para uma alimentação equilibrada e saudável, já que a alimentação constitui um dos pilares fundamentais para a saúde e qualidade de vida.