22 Out. 2010

50 Turistas do Concelho do Seixal visitaram o Concelho de Tondela

No dia 18 de Outubro, o Posto de Turismo do Município de Tondela recebeu mais um grupo de 50 turistas seniores, da AURPIA - Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora, que foram acompanhados pela Técnica de Turismo da Câmara Municipal, Magda Escada.

No seguimento do Programa “Verão Total - RTP”, esta associação contactou os serviços do Turismo com a intenção de visitar alguns pontos de interesse do nosso Concelho. Chegaram a Tondela por volta das 11h, e seguiram ao Caramulo. À medida que subiam a Serra, iam desfrutando de toda a paisagem magnífica e grandiosa, onde puderam observar o Vale de Besteiros. A Serra e a Vila do Caramulo, é um local com ar puro, como puderam sentir, que oferece tranquilidade e qualidade de vida. Na Vila do Caramulo, visitaram o tão conceituado Museu que reúne actualmente três colecções, a de Arte, a Automóvel e mais recentemente de brinquedos. Ainda no Caramulo visitaram o Cabeço da Neve e também a Associação de Apicultores, onde saborearam o mel numa pequena prova. Esta prova serviu para abrir o apetite ao almoço, que foi servido no restaurante Varanda do Criz, com pratos regionais acompanhado com vinho do Dão. A AURPIA possui vários cursos e formações entre eles, os bordados. Como tal acharam interessante visitarem as associações do linho, entre elas, a Associação de Mulheres Agricultoras de Castelões assim como a Cooperativa Cartelinho de Múceres. Nos locais houve uma explicação das operações efectuadas sobre a “produção do linho” que dá “muitas voltas”, ou seja muito trabalho e requer muitos conhecimentos e experiencia que as “Mulheres” vão transmitindo de geração em geração. Ainda em Castelões puderam olhar alguns laranjais, e por simpatia as senhoras da Associação de Mulheres Agricultoras de Castelões, tinham uns cestos de laranjas para quem quisesse provar a famosa laranja de Besteiros. Antes de rumarem ao destino, pararam ainda no Parque Urbano da Cidade, onde deram um pequeno passeio e recarregaram energias para a viagem de regresso ao Seixal. O Grupo ficou satisfeito com as visitas que proporcionámos e prometeram voltar para verem outros pontos de interesse turístico na região.