26 Out. 2010

Comemoração do Centenário da Implantação da República na Freguesia de Canas Santa Maria

No passado dia 05 de Outubro, o Sr. Presidente da Câmara acompanhado dos Srs Veredores, deslocou-se à Vila de Canas de Santa Maria para Comemorar o Centenário da Implantação da República. Assim, no início das comemorações e após a actuação da Banda Filarmónica de Tondela, foi hasteada a bandeira ao som do Hino Nacional, cantado pelos alunos das escolas de Canas de Santa Maria.

Estes alunos recitaram vários textos alusivos à Implantação da República. Seguidamente, foi inaugurado o monumento alusivo à Implantação da República, composto por vários ajulezos pintados à mão pelas crianças das escolas da Freguesia de Canas de Santa Maria. São azulejos de muita cor e com mensagens de amor, paz, esperança e alegria… Foi com natural satisfação e alguma comoção que, o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. João Carlos Figueiredo, durante a sua intervenção, relembrou os valores da República: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Mostrou também grande satisfação pela inauguração daquele belo monumento, sendo uma excelente forma de comemorar o centenário da República Portuguesa. Para o Autarca, a população da Canas passa a ter mais um belo monumento, onde poderá disfrutar e recordar naqueles belos azulezos as mensagens extraordinárias dos mais pequenos da freguesia. A encerrar este momento e no uso da palavra, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, mostrou-se igualmente satisfeito por aquele grande momento de comemoração dos 100 anos da República. A proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal. Evidenciou também o trabalho fantástico desenvolvido naquela freguesia, dirigido pelo Presidente da Junta, Dr. João Carlos Figueiredo, não deixando também de felicitar os alunos das escolas de Santa Ovaia e Canas de Santa Maria, pelo belo momento proporcionado a toda a população ali presente. Na presença de algumas dezenas de populares, e encerrando a comemoração desta efeméride, realizou-se naquele agradável local, junto às piscinas, um animado convívio entre todos.