28 Out. 2010

Tondela irá ter em 2011 posto de abastecimento eléctrico gratuito

Tondela, Viseu e Mangualde, vão ter postos de abastecimento eléctricos gratuitos. Este projecto foi aprovado pelo POVT – Programa Operacional de Valorização do território, tendo como objectivos principais melhorar a eficiência energética e ambiental nos três Centros Urbanos participantes no projecto, promover a utilização do veículo eléctrico junto da população e sector empresarial, assim como a criação de postos de abastecimento eléctrico, utilizando a energia fotovoltaica.

Em Conferência de Imprensa, onde estiveram presentes o Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões e Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta, Presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, Américo Nunes, Vice – Presidente da Câmara Municipal de Viseu e Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal de Tondela, foi apresentado o projecto E3DL – Eficiência Energética e Ambiental nos Centros Urbanos da Região. O Presidente da CIMRDL, deu a conhecer o projecto onde serão investidos 630 mil euros, sendo 70% da verba proveniente do QREN. É liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões e será executado em conjunto com os municípios de Viseu, Tondela e Mangualde, contando com a colaboração na qualidade de parceiros associados o Instituto Politécnico de Viseu (Escola Superior de Tecnologia de Viseu e empresa Iberfer, SA). Cada um destes três Municípios irá ter um posto de abastecimento, onde a população poderá carregar os seus veículos eléctricos de forma gratuita. Serão também disponibilizados pequenos veículos eléctricos gratuitamente.