03 Nov. 2010

Lançamento do livro “Múzares … Crepúsculo de Vidas e Memórias”

Será lançado no próximo sábado, dia 6 de Novembro, pelas 15.30 horas, no auditório do Museu Municipal Terras de Besteiros, o livro “Múzares … Crepúsculo de Vidas e Memórias. Patrimónios a preservar”, da autoria da antropóloga Filipa Gouveia. Numa edição municipal, a obra, fruto da investigação de tese de mestrado em Museologia e Património Cultural, pela Universidade de Coimbra, centra-se em torno de memórias do quotidiano da aldeia de Múceres, freguesia de Castelões do nosso Concelho.

Esta investigação elogia as belezas naturais, as práticas do dia-a-dia, as manifestações de arte, as técnicas e as declarações de fé, assumindo um desafio na defesa dos patrimónios locais. Um exemplo de como, unindo esforços e aliciando diversos agentes culturais, autarcas e técnicos de património, foi possível recuperar ritmos e vivências da antiga aldeia de Múceres, que, ao serem ressuscitados e divulgados, são um inegável factor de desenvolvimento local. Filipa Gouveia é Técnica Superior do Município de Tondela, e exerce funções como técnica de Antropologia no Museu Municipal Terras de Besteiros. A apresentação da obra estará a cargo do Professor Doutor José d’Encarnação.