03 Nov. 2010

Agrupamento de Escolas do Caramulo celebra a Implementação da República

No passado dia 06 de Outubro, o Sr. Presidente da Câmara, acompanhado pelo executivo municipal, deslocou-se à Vila do Caramulo, para comemorar a Implantação da República. Foi uma iniciativa organizada por um conjunto de professores da Escola EB23 do Caramulo.

Para simbolizar a chegada da República, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Sr. António Ferreira, chegaram num carro de 1910, conduzido pelo próprio Director do Museu do Caramulo. De seguida, foi feita uma encenação da Implantação e Proclamação da República pelos alunos, onde os símbolos da República se destacaram. No seguimento deste evento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, juntamente com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Guardão e do Director do Agrupamento das Escolas do Caramulo, inaugurou o “Largo de Centenário”, situado frente à Escola EB23 do Caramulo, fazendo parte deste largo, um monumento em granito, com duas mãos dadas – símbolo da solidariedade. Para o Sr.Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, foi uma excelente iniciativa para comemorar os 100 anos da República. Felicitou o Conselho Directivo do Agrupamento de Escolas do Caramulo e a Junta de Freguesia do Guardão. Para o Autarca, a Comemoração do Centenário da República, acontece num momento difícil para todos. É importante que os governantes sejam verdadeiros, para que os portugueses percebam o porquê dos sacrifícios, para assim as crianças e jovens poderem ter um futuro melhor. Este evento foi para todos uma importante lição “Ao Vivo” da História, ainda recente, do nosso país, mostrando aos miúdos e graúdos a importância da Implantação da República.