10 Nov. 2010

Câmara Municipal de Tondela promove sensibilização para a Saúde Ambiental

Numa sociedade marcada pelo consumismo e pela motivação em usufruir de forma desenfreada dos recursos que a Natureza lhe oferece, é importante que haja alguém ou alguma entidade, que tente travar o desenrolar da situação actual, na tentativa de minimizar as consequências que revertem para o Ambiente e para a qualidade de vida da população.

Neste sentido, no passado dia 3 de Novembro, os Vereadores Eng.ª Carla Pires e Pedro Adão em conjunto com a equipa dos Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário pertencente à Câmara Municipal de Tondela, deslocaram-se a todas as escolas Agrupamento de Escolas do Caramulo. A equipa dirigida pela Dra. Rosalina Loureiro – Técnica Superior de Saúde Ambiental e dois estagiários pertencentes à Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, do curso de Saúde Ambiental, António Loureiro e Dulce Dias fizeram uma sensibilização aos alunos sobre a temática “Saúde Ambiental”. A acção de sensibilização tinha como slogan “Pense Verde, Pratique Verde e Divulgue Verde”. O Planeta Agradece!” Foram desenvolvidos diversos temas, tais como, Alterações Climáticas, Água, Qualidade do Ar, Mobilidade Sustentável, Energias Renováveis, Eficiência Energética, Floresta e Resíduos. Assim sendo, a necessidade de proteger o ambiente e a qualidade de vida das populações é uma preocupação não só das gerações presentes como também das gerações vindouras, devendo-se assegurar a protecção dos recursos vitais e incrementar factores de coesão social e de igualdade, tendo em vista um crescimento económico, “amigo” do ambiente.