22 Nov. 2010

Os Contos de Andersen na Biblioteca Municipal

Realizou-se no passado dia 18 de Novembro na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, o espectáculo de teatro para crianças “O Mundo de Andersen”, executado pela Companhia Panda-Pá. Esta actividade realizou-se no âmbito do Programa de Promoção da Leitura da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.

A companhia Panda-Pá fez mergulhar no fascinante universo de Hans Christian Andersen os alunos do nosso concelho, onde os contos se entrelaçaram e apareceram como se magicamente puxássemos por um fio invisível de palavras. Para tal trouxeram até nós as histórias da “Pequena Sereia” e “O Rouxinol e o Imperador”. Poesia, ilusão, aventura, realidades mentirosas como os sonhos que acabam por ser verdadeiros. Como já vem sendo prática corrente, o Pelouro da Cultura quis proporcionar, para além do protocolo anual que assina com a DGLB, mais do que um espectáculo aos alunos das suas escolas. Assim, financiou mais três sessões, num total de quatro, preenchendo o dia inteiro com a vinda de mais turmas do 4º ano dos diversos Agrupamentos de escolas do concelho. Num total de cerca de 203 alunos do 4º ano dos quatro Agrupamentos do Concelho de Tondela – Lajeosa do Dão, Campo de Besteiros, Tondela e Caramulo-, foi um momento único para os nossos alunos tomarem contacto com as fascinantes histórias do dinamarquês que fascinou desde o século XIX gerações de crianças. Um momento de grande aprendizagem para os alunos poderem posteriormente procurar nas suas bibliotecas escolares os contos que certamente os esperam para as suas próximas leituras e trabalhos práticos. Curiosidades … Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data de 2 de Abril, dia do seu nascimento, foi considerado como o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prémio internacional do género, o Prémio Hans Christian Andersen, tem seu nome.

Divisão de Cultura Biblioteca Municipal