11 Nov. 2010

Grande festa do Magusto no Parque Urbano

Pretendendo dinamizar a actividade lúdica e desportiva, assim como o convívio no Parque Urbano da Cidade, os Pelouros da Cultura e da Educação do Município de Tondela, com o apoio da Associação ARTErra, levaram a efeito na passada quinta-feira um Magusto aberto a toda a população. Trazendo animação, cor e juventude, o Pelouro da Educação mobilizou para as suas actividades crianças, educadoras e pessoal auxiliar da Escola Básica 0 de Tondela e os alunos e professores do 1º ciclo do Centro Educativo da cidade.

Por volta das 15.00 horas, os professores de Expressões Artísticas e Actividade Desportiva, pertencentes às Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo, concentraram-se em diversas áreas do parque, para conjuntamente com cerca de quatrocentas e cinquenta crianças da EB0 de Tondela e alunos do 1º ciclo, passassem uma tarde agradável e cheio de entusiasmo. Auxiliados na logística por alunos da Escola Profissional de Tondela, as crianças desenvolveram inúmeras actividades, descontraídas e variadas, desde as pinturas faciais até às danças e jogos tradicionais. No amplo palco para espectáculos situado no coração do parque, cerca de uma centena de alunos desenvolveram ritmos e passes de dança, coordenados por uma professora de Educação Física, numa coreografia de grande dinamismo e sobretudo de aderência entusiástica por parte das crianças. Desenvolvendo competências lúdicas e desportivas, pretendeu-se promover a sociabilização, a actividade física e o espírito criativo dos mais novos. Dentro deste espírito empreendedor e partilhado, os alunos do Curso de Restauração da Escola Profissional de Tondela, deleitaram todas as crianças que se deslocarem a este espaço de animação e confraternização. Confeccionadas pelos alunos do 1º ano e servidas pelos alunos do 3º ano, a escola apresentou doçaria variada confeccionada à base de castanha, dando à festa um odor e sabor diferentes, característico dos melhores sabores e saberes da Beira. E com um toque de modernidade. Já por volta das 18.00 horas chegou à zona da feira que confina com uma das entradas do parque urbano o Rancho Folclórico e Etnográfico Camponeses do Dão. Este agrupamento pertence à dinâmica Associação Social Cultural Recreativa e Desportiva do Vinhal. Ao sabor de canções da tradição beirã, cantou junto à fogueira, práticas de um passado típico desta festividade outonal em torno da Castanha. Junto à fogueira de caruma, trabalhadores do estaleiro do Município iam presenteando os espectadores com castanhas quentes e boas assadas na hora. Uma hora mais tarde, subiram ao palco na zona de espectáculos do parque urbano, para fazerem a sua actuação para todos os presentes. Durante cerca de cinquenta minutos, o Rancho Folclórico e Etnográfico Camponeses do Dão apresentaram o seu repertório etnográfico e musical, numa actuação cheia de sentimento e profissionalismo, mas ao mesmo tempo alegre e descontraída. Uma bela tarde de Outono num clima cheio de juventude e tradição, eis o que o Pelouro da Cultura, através da organização e logística do seu Gabinete de Eventos e Comunicação, proporcionaram a quantos participaram e assistiram às actividades ali programadas na tarde do dia 11 de Novembro.