03 Dez. 2010

Casa do Concelho de Tondela festeja o seu 63º Aniversário

Realizou-se na passada quarta-feira dia 1 de Dezembro, Feriado Nacional, mais um almoço convívio de aniversário da Casa do Concelho de Tondela em Lisboa. Desta feita o 63º Aniversário. Como já vem sendo hábito e prática corrente, esta magnífica confraternização realizou-se nas instalações da Casa do Concelho de Tomar, outra grande instituição regional que coopera com a casa de Tondela há já muitos anos.

A Casa do Concelho de Tondela foi fundada em 1 de Dezembro de 1947, sendo uma instituição de carácter regional, recreativa, cultural e de beneficência, que continua a manter sempre vivo os propósitos que lhe deram vida: o contacto permanente dos naturais do Concelho de Tondela residentes em Lisboa; a promoção das raízes históricas e culturais, além da divulgação das riquezas naturais e gastronómicas do Concelho de Tondela; a manutenção e a relação de amizade e confraternização entre todos aqueles que por força das circunstâncias se ausentaram do convívio quotidiano da sua terra. Este ano, o almoço teve a maior participação de sempre entre os associados e amigos da Casa. Cerca de 150 pessoas, numa grande demonstração de vitalidade, quer por parte da Direcção, quer igualmente de todos aqueles que continuam a empenhar-se na defesa dos valores beirões e sua intervenção cívica junto dos poderes instituídos. Na Mesa de Honra estiveram presentes o Presidente do Município, Carlos Marta, o Vereador Pedro Adão, o Presidente da Assembleia-geral da Casa, José Bráz, o Presidente da Direcção em exercício, Elísio Chaves, o Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes, o Presidente da empresa Rui Costa e Sousa & Irmão, o Sr. Rui Costa, o Presidente das Caves Martinho Alves e ainda o Presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa e representante da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, Joaquim Brito. Intervalando com a refeição, foram intervindo os Presidentes das Casas dos Concelhos presentes: Alvaiázere, Pampilhosa da Serra, Arganil, Penacova, Ferreira do Zêzere, Tábua, Tomar, Ponte de Lima, Liga de Amigos do Concelho de Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez, este último também Presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa. E ainda o Presidente do Clube Desportivo de Campolide. A tónica das intervenções foi e são unânimes: a necessidade de aprofundar mais a cooperação associativa e institucional inter-concelhia, o conhecimento mais de perto das realidades dos concelhos envolventes e a união de interesses recíprocos entre a Associação e o Município de Lisboa, como voz regionalista actuante e dialogante na Capital. Não esquecendo todos eles de prestar homenagem ao anterior Presidente da Casa do Concelho de Tondela, António Carmo, recentemente falecido, pela dedicação à causa das Casas Regionais e do Associativismo. Intervieram ainda alguns dos empresários de Tondela que generosamente ofereceram alimentos para a confecção do almoço, num acto de grande solidariedade. E igualmente representantes executivos da Junta de Freguesia de Campolide, freguesia de Lisboa que acolhe quatro casas Regionais, entre elas a de Tondela. Por fim usou da palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta. Saudou todos os presentes, agradecendo a presença de todos quanto ali se deslocaram, para mais um almoço de aniversário. Salientou que o mais importante é o convívio e a amizade de todos os presentes. Agradeceu o amável convite para estar presente no magnífico almoço. Lembrou todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento da Casa do Concelho, e em particular para aqueles que já nos deixaram e de uma forma muito especial para António Carmo, presidente anterior, com quem manteve sempre uma boa relação pessoal e institucional, deixando uma palavra de solidariedade à família presente no almoço. Uma boa e justa homenagem à figura de um homem bom e de um homem que gostava da sua terra. Salientou as empresas de Tondela presentes, que são um bom exemplo de tondelenses com qualidade, com competência, na sua terra ou fora dela. Criadores de empresas, de progresso, de emprego, criam condições para que hoje o Concelho de Tondela seja um dos concelhos mais importantes da região e do país. Disse ainda que esta é uma festa também importante, não só porque representa todos os tondelenses que um dia partiram da sua terra para conquistarem a felicidade, mas também pela primeira vez com a presença de jovens, o que significa que a Casa tem futuro. Por tudo isso, dirigiu as mais sinceras felicitações à Casa do Concelho de Tondela em Lisboa, à sua Direcção, pelo trabalho que está a desenvolver e transmitir da parte do Município a vontade de continuar a colaborar do ponto de vista pessoal e institucional para que a Casa seja uma porta de entrada de divulgação e promoção da nossa terra, da nossa cultura e dos nossos produtos. Quanto ao momento musical, salientamos a participação, vinda de Tondela para animar a tarde, do grupo molelense de música tradicional portuguesa Quinta do Paço, que a todos agradou pelo entretenimento e sobretudo pela empatia com o público através das suas canções, de cariz popular e tradicional. Actuaram ainda o Coro da Associação Cultural e Desportiva do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e o Grupo de Dança e Movimento encenado pela coreógrafa Varela Cid. Está pois de parabéns toda a nova Direcção que conseguiu pôr de pé esta grande iniciativa, como são sempre os almoços de aniversário da Casa do Concelho. No final, houve lugar a bolo de aniversário e champanhe.