24 Nov. 2010

Inaugurada exposição dos 50 anos de vida e obra de Valle de Figueiredo

Foi no passado sábado, dia 20 de Novembro pelas 15.00 horas, que na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, decorreu a homenagem a José Valle de Figueiredo, poeta, crítico e ensaísta, pelos seus 50 anos de obra poética e literária, ao mesmo tempo que se inaugurou uma exposição versando os seus livros,

artigos poéticos, culturais e de intervenção, na comunicação social escrita local, regional e nacional. Natural de Tondela, é director do semanário Folha de Tondela, fundado em 1906 por seu Avô e Tio-Avô paternos. Foi igualmente chefe da redacção do semanário Observador, e director do quinzenário Combate, em Coimbra e dos cadernos culturais Cidadela e Commedia, também em Coimbra. É Director do Centro de Estudos Tomaz Ribeiro em Tondela e dirige a revista municipal Cadernos de Cultura Dom Jaime. Presente à cerimónia muito público, que assim quis associar-se ao Município de Tondela na homenagem ao autor de “As Cinco Regras do Equilíbrio”. Presidiu à sessão o Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. Carlos Marta, acompanhado pelo Sr. Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus, o Professor Doutor Martim Gouveia e Sousa, que a convite do Município, integrou a mesa de honra e ainda a poetisa Filipa Duarte que leu poemas do autor. E naturalmente o poeta. A sessão iniciou-se com uma palestra proferida pelo Professor Doutor Martim Gouveia e Sousa acerca da obra do poeta e ensaísta. De seguida usou da palavra o Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus. Descrevendo os principais momentos do percurso de vida do homenageado, realçou o seu percurso literário e humanista, pondo em relevo a defesa da Cultura Beirã e o extremo apego às causas e valores de Tondela e do seu Concelho. Um homem da terra, um beirão de nascimento, um Português. De seguida, José Valle de Figueiredo agradeceu ao Município e a todos os presentes a generosidade da confiança depositada nele, no que respeita a transmitir para o exterior uma imagem de marca e moderna de Tondela. A poetisa Filipa Duarte e o prof. David Duarte, da Escola Secundária de Tondela, leram de seguida vários poemas seleccionados da vasta obra do autor, podendo todos os presentes acompanhar a leitura dos poemas pela passagem de um powerpoint realizado pelos serviços da Biblioteca da Escola Secundária. Como momento musical único e cheio de expressividade, o também prof. da Escola Secundária António Nunes, apresentou uma versão musical do poema “Requiem por Jan Palach” escrito por Valle de Figueiredo em 1959, de enorme expressividade e simbolismo, que a todos comoveu. Encerrou a sessão o Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta, que enaltecendo a contribuição da obra cultural e poética de Valle de Figueiredo no contexto local, regional e nacional, referiu a grande estima e consideração pelo poeta, que a todos os da sua geração viu nascer e crescer. Numa fase difícil da vida nacional, o Presidente do Município quis precisamente enaltecer as qualidades de perseverança, sentido patriótico e nacional do autor, no sentido de todos em conjunto ultrapassarmos esta fase negativa por que Portugal atravessa. Foram em seguida oferecidas várias lembranças aos convidados, procedendo-se em seguida à inauguração na sala polivalente da Biblioteca Tomaz Ribeiro, da exposição realizada pelos Serviços das Bibliotecas Municipal e da Escola Secundária, que assim quiseram em conjunto associar-se, criando um clima de grande cumplicidade em torno de uma figura incontornável no panorama literário da poesia portuguesa contemporânea.