25 Nov. 2010

Aniversário do Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo de Caparrosa

O Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo de Caparrosa, foi constituído em 1980 por alguns elementos, que antigamente pertenceram a Tunas que existiram em Caparrosa, Paranho e Caparrosinha. Com o objectivo de conservar a tradição local, as suas músicas foram recolhidas através dos tempos,

nas povoações da freguesia de Caparrosa, as quais fazem hoje parte do reportório do Grupo. No passado dia 20 de Novembro, o Vice - Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António de Jesus e o Vereador Pedro Adão, deslocaram-se ao Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo de Caparrosa, para festejar o 30º Aniversário da Colectividade. Do programa do aniversário, destacou-se a homenagem a alguns amigos e fundadores do Grupo, entre os quais o Sr. Secretário da Administração Local, Dr. José Junqueiro, que nos anos 80 esteve ligado à fundação desta Instituição. Seguiu-se a apresentação da peça de teatro "A luz", e actuação do cantor António Albernaz. Foram muitos os sócios e simpatizantes desta colectividade, que quiseram acompanhar esta festividade, tornando-se também uma importante forma de convívio e confraternização entre a população, entidades oficiais, institucionais e religiosas. Para complementar o aniversário, cantado por todos ali presentes, foi possível provar os deliciosos pratos regionais oferecidos pela população. Como reza o protocolo institucional, e após o discurso do Presidente da Colectividade, Sr. Casimiro Aires, do Presidente da Junta de Freguesia de Caparrosa, Sr. Elisário Ferreira e do Presidente do Inatel Viseu, Sr. Manuel Almeida, seguiu-se o discurso de Sr. Secretário de Estado, que evidenciou a sua grande satisfação por estar ali presente, uma vez que viu crescer aquela associação há cerca de 30 anos, motivo pelo qual o fez deslocar à povoação de Caparrosa para testemunhar o sucesso da Associação, assim como o esforço de todos quantos se dedicaram e dedicam a ela. No uso da sua palavra, o Sr. Vice-presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus, destacou o papel do Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo de Caparrosa no desenvolvimento cultural da freguesia, tendo em conta que estas instituições são o que de mais sólido existe na vivência da população. Referiu ainda, as mais de duas dezenas de instituições que no domínio do folclore, da etnografia e da música popular desenvolvem um trabalho contínuo no nosso Concelho. Para o Autarca, o papel destas colectividades, será muito importante num momento tão difícil que o país atravessa, de crise, insegurança, instabilidade e indefinição em relação ao futuro.