23 Dez. 2010

Nove milhões de euros para 16 projectos ligados à inovação, criatividade e iniciativa empresarial

Os municípios de Viseu, Tondela, Mangualde, Nelas, S. Pedro do Sul e Santa Comba Dão e várias entidades e empresas das áreas económica, cultural e de ensino asseguraram no passado dia 16 de Dezembro financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para um total de 16 projectos integrados, no montante global de nove milhões de euros.

As áreas privilegiadas nos projectos da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUCI) Viseu/Dão Lafões serão a criatividade, o talento, a qualificação, a competitividade, a coesão, o marketing territorial e a afirmação externa. Estes trabalhos planeados deverão ser implementados nos próximos quatro anos. O protocolo de financiamento foi assinado, em Viseu, entre a Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões (CIMRDL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, no âmbito do Programa Operacional Regional "Mais Centro". A comparticipação comunitária ascenderá aos seis milhões de euros. Os restantes três milhões serão assegurados pelos fundos próprios dos municípios e por outras fontes de financiamento. Reter talentos e estimular o empreendedorismo e o espírito de iniciativa são objectivos dos projectos aprovados. Dr. Carlos Marta, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, não deixando de mostrar a sua satisfação, refere que “ …este projecto que lideramos em conjunto com outros parceiros, pretende responder aos novos desafios da competitividade, promovendo o conhecimento, recursos qualificados, a capacitação de uma rede institucional forte, coesa e dinâmica que favoreça um reposicionamento competitivo do território, e reforce o desenvolvimento e atractividade.” Ainda no uso da sua palavra, o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Dr. Carlos Marta referiu “…que os resultados a obter com a implementação desta rede para a inovação e competitividade, se prendem,…com a promoção do talento e do empreendorismo, do desenvolvimento de sinergias, criação de uma marca promocional da nossa região, mas principalmente, com a possibilidade de cada território poder desenvolver áreas que são fundamentais para a criação de riqueza, de emprego e atracção de pessoas”. Para o também Presidente da Câmara Municipal de Tondela, são projectos de grande impacto que vão estar no terreno durante os próximos quatro anos, num trabalho em rede e que vão dar a possibilidade de uma nova vertente na gestão dos territórios e de uma intervenção cada vez maior na procura de investimento que gere riqueza e emprego”.