06 Jan. 2011

Município promoveu Formação ao Movimento Associativo concelhio

Realizou-se no passado sábado dia 11 de Dezembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro uma sessão de formação sobre dois importantes instrumentos de Gestão e Apoio às iniciativas programadas pelas Colectividades Culturais e Recreativas do Concelho: a preparação do Plano de Actividades e o Relatório de Actividades anual.

Assumindo o Movimento Associativo um importante papel nos planos cultural e recreativo das comunidades onde está inserido, afirmando-se como pólo de desenvolvimento local, a formação dos seus dirigentes é factor de fortalecimento do próprio associativismo, criando autonomia nas acções e satisfação colectiva nas realizações. O Regulamento de Apoio ao Associativismo, que foi igualmente apresentado, elaborado pelo Pelouro da Cultura do Município, através do Gabinete de Cultura e Projectos Culturais, reforçou e evidenciou a importância dos documentos de gestão postos à reflexão. A acção de formação, direccionada para “A Importância do Plano/Relatório de Actividades, como meio de Gestão e Apoio ao Associativismo Cultural”, está na linha do novo paradigma de gestão moderna das instituições culturais locais que o Pelouro da Cultura do Município quer ver implementada a partir do próximo ano. A Acção de formação contou com dois períodos distintos. Da parte da manhã para as Associações Culturais, Recreativas, Sociais e Humanitárias. Intervieram o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura do Município, José António de Jesus, o representante da FNAJ - Federação Nacional de Associações Juvenis, David Gusmão, o representante do IPJ - Viseu, Natália Mendes e Júlio Pacheco e Paulo Pereira do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santiago de Besteiros. O final da sessão da manhã fez-se com debate e apresentação de casos práticos. Da parte da tarde para os representantes das Associações Culturais de âmbito Teatral e Musical. Intervieram o Vereador da Cultura José António de Jesus, a representante da Direcção Regional de Cultura do Centro, Ana Botelho e Miguel Torres da Acert – Associação Cultural Recreativa de Tondela. O final da sessão da tarde fez-se igualmente com debate e apresentação de casos práticos.

Consulte aqui as Intervenções da Acção de Formação: Apresentação IPJ Plano de Actividades e Relatório de Actividades - FNAJ Plano de Actividades CCRD 2010

Regulamento Associativo