10 Jan. 2011

Saúde em Dia – Um projecto para Freguesia

Candidaturas ao apoio financeiro para 2011 A envolvência e empenho do nosso Movimento Associativo (Associações, Clubes, Casas do Povo, Ranchos Folclóricos, outros) e Juntas de Freguesia, com superior orientação dos Técnicos respectivos, constituíram contributos decisivos para o enorme sucesso que o programa de combate ao sedentarismo «Saúde em Dia», alcançou entre 2008 e 2010.

No último ano e após candidatura de 60 projectos que decorreram em 23 Freguesias do Concelho, podemos concluir que as actividades desenvolvidas e a mobilização regular dos cidadãos para a prática de actividades físicas, foram objectivos totalmente conseguidos. Isso mesmo foi discutido na reunião de avaliação do programa de 2010, efectuada na semana passada com as Entidades coordenadoras dos projectos e respectivos Técnicos. Imbuídos deste espírito de colaboração e partilha, o Município de Tondela, através da sua Divisão de Desporto, coloca à disposição de Instituições e Técnicos de Desporto, a fase de candidatura para o apoio financeiro aos projectos a desenvolver no ano de 2011. Esta nova caminhada, assente em princípios de consolidação e desenvolvimento de novas dinâmicas locais e no incremento das actividades físicas tendentes à promoção da saúde e bem-estar das populações envolvidas, é destinada a projectos que obedeçam aos princípios enunciados no programa oportunamente divulgado (consultar normas e outros documentos). O sedentarismo e a inactividade física constituem um poderoso entrave à saúde e qualidade de vida das populações, especialmente a mais idosa, pelo que o Município, tudo fará para que esta anormalidade crescente tenha, cada vez, menos adeptos. Neste sentido e até ao próximo dia 24 de Janeiro de 2011, decorrerá o período de candidatura aos projectos «Saúde em Dia», destinados ao ano de 2011. O Gabinete de Desporto do Município está aberto à prestação de todas as informações necessárias, para que os projectos locais possam aparecer em todas as Freguesias do nosso Concelho.

Gabinete de Desporto