18 Jan. 2011

alunos do 5º ano do AET visitam Museu Terras de Besteiros

No âmbito da sua política de difusão e comunicação de novos espaços culturais abertos à comunidade em geral e ao público escolar em particular, o Pelouro da Cultura do Município tem procurado criar iniciativas de interacção que ajudem a quebrar barreiras de isolamento entre a escola e os espaços públicos de cultura, potenciando sinergias que procurem satisfazer o saber e a curiosidade das gerações mais jovens.

Neste âmbito, os Técnicos e os Serviços Educativos do Museu Municipal Terras de Besteiros receberam durante a semana de 10 a 14 de Janeiro a visita de todas as turmas do 5º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tondela. No final do mês seguir-se-ão as turmas do 6º ano. Acompanhados dos professores da Disciplina de História, os alunos das turmas A, B, C, D, E, F e G foram recebidos pelos técnicos dos Serviços Educativos do Museu para uma visita já programada, explorando, de acordo com o solicitado, várias temáticas, quer do seu programa curricular, quer aspectos da cultura local, de grande interesse para a sua formação cultural e cívica. Acima de tudo procuraram nas várias visitas, reconhecer o valor estético e patrimonial de diversos objectos e manifestações culturais. Desde as pinturas rupestres e respectivos artefactos cerâmicos e líticos da Anta da Arquinha da Moura, até à cerâmica romana do castro de Nandufe, passando pelas salas dedicadas às artes e ofícios tradicionais – linho, funilaria, cestaria e barro negro, os alunos satisfizeram a sua curiosidade, recolhendo um manancial informativo que lhes servirá para melhor alicerçarem os seus conhecimentos. A interacção com os componentes multimédia do museu foi também muito procurada, sendo um aliciante para mais tarde voltar com pais e encarregados de educação, para uma melhor e mais completa exploração. Recentemente inaugurado no passado dia 16 de Setembro de 2010, o Museu Municipal assume-se como ponto de visita obrigatório para quem quer conhecer mais sobre o passado, o presente e futuro do território concelhio, suas gentes e lugares.