No âmbito da política de difusão e comunicação das actividades do Museu Municipal Terras de Besteiros à comunidade em geral e ao público escolar em particular, os Técnicos e os Serviços Educativos do Museu receberam durante a semana de 1 a 4 de Fevereiro a visita de todas as turmas do 6º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Tondela, num total de 154 alunos,

completando assim a vinda ao museu uma quinzena antes dos seus colegas do 5º ano, num total de cerca de 303 alunos envolvidos, numa verdadeira jornada de conhecimento histórico do Concelho de Tondela. Acompanhados dos respectivos professores, os alunos do 6º ano das turmas A, B, C, D, E, F e G foram recebidos no Museu para uma visita já programada, explorando, de acordo com o solicitado, várias temáticas, quer do seu programa curricular, quer aspectos da cultura local, de grande interesse para a sua formação cultural e cívica. Acima de tudo procuraram nas várias salas do discurso expositivo, reconhecer o valor patrimonial de diversos objectos e manifestações culturais ali expostos. Desde as pinturas rupestres e artefactos cerâmicos e líticos encontrados em contexto arqueológico na Anta da Arquinha da Moura, até aos vestígios da romanização no território que é hoje Tondela, passando pelas salas dedicadas às artes e ofícios tradicionais – linho, funilaria, cestaria e barro negro. Não esquecendo a sala dedicada à Estância Sanatorial do Caramulo, onde os alunos tomaram contacto com a realidade de uma doença – a tuberculose - que outrora trouxe ao concelho milhares de pessoas para se curarem. Finalmente de referir que a interacção com os componentes multimédia do museu foi também muito procurada e apreciada, sendo um aliciante para mais tarde voltar com pais e encarregados de educação, para uma melhor e mais completa exploração. Aproveitaram igualmente para visitar a exposição temporária que está patente no museu. De título Elmo, a exposição de escultura de Manuel Vaz apresenta trabalhos das suas mais recentes pesquisas, assim como uma retrospectiva da sua obra escultórica, medalhística e pictórica. Recentemente inaugurado no passado dia 16 de Setembro de 2010, o Museu Municipal assume-se como ponto de visita obrigatório para quem quer conhecer mais sobre o passado, o presente e futuro do território concelhio, suas gentes e lugares.