09 Fev. 2011

Alunos da Área de Projecto visitam Reservas do Museu em Nandufe

No âmbito do acompanhamento e apoio técnico e científico a projectos e iniciativas que imanam da comunidade escolar, nomeadamente os resultantes dos Projectos de Área Escola desenvolvidos por alunos, o Museu Municipal abriu na passada terça feira, dia 8 de Fevereiro as portas das Reservas, na freguesia de Nandufe, a um grupo de alunos da turma do 12ºA da Escola Secundária de Tondela.

O tema escolhido: “Olaria típica de Molelos”. A visita guiada, teve como objectivos, além de conhecerem a colecção de barro negro do museu, visitarem um dos mais importantes espaços que qualquer museu em Portugal aspira a ter: um espaço de Reservas adequado e multifacetado, onde se acondicionem correctamente objectos e colecções. Efectivamente, o Concelho de Tondela e o Museu Municipal em particular, dispõem dessa valência como parte integrante de uma política museológica estruturada e consolidada. A visita foi feita pela Técnica de Restauro do Museu, que mostrou a distribuição das colecções pelos diversos pisos, dando a conhecer um pouco do historial das aquisições. Noções de conservação preventiva, políticas de restauro de objectos, condições de temperatura, humidade e luminosidade fizeram parte das explicações da técnica. Por sua vez, o Chefe de Divisão da Cultura destacou o papel das aquisições de objectos como parte importante da política do museu. Os alunos observaram mais de perto a colecção de barro negro e ouviram um pouco da história que está por detrás de cada objecto, o que permitirá elaborar futuramente planos de trabalho capazes de dar resposta aos objectivos da sua área de projecto. Em suma, um manancial informativo que lhes servirá para melhor alicerçarem os seus conhecimentos sobre o tema em análise. Conheceram igualmente o espólio arqueológico exumado da olaria cozinha da primeira metade do século XIX, da família Valverde, no lugar das Raposeiras, Molelos, fruto de escavações realizadas por técnicos do Município entre os anos de 1994 e 1995. A possibilidade dos alunos virem a integrar um workshop para, entre outras operações e tarefas, inventariarem os objectos desta escavação e procederem a operações de limpeza, restauro e reconstituição de objectos cerâmicos, devidamente orientados técnica e cientificamente pelos técnicos do museu, é uma opção a considerar. Seguir-se-ão visitas às actuais olarias em Molelos, contacto com os artesãos e conhecimento de antigas olarias e locais de trabalho dos antigos oleiros, como complemento do conhecimento da comunidade tradicional de oleiros na freguesia em questão. Ao procurar criar sinergias de interacção que ajudem a quebrar barreiras de isolamento entre a escola, a comunidade e as instituições, o Pelouro da Cultura do Município tem sabido satisfazer as solicitações dos estudantes do Concelho.