24 Fev. 2011

Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões é a melhor da Região Centro na execução financeira de fundos comunitários

Terminado mais um ano, a Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões (CIMRDL) volta a colocar-se no lugar cimeiro, entre as suas pares da Região Centro, no que toca à taxa de execução financeira das verbas comunitárias atribuídas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa «Mais Centro». A nível nacional, a comunidade ocupa o segundo lugar.

Os números do trabalho desenvolvido pela CIMRDL ao longo de 2010 explicam e confirmam esta posição. Dos cerca de 73 milhões de euros do FEDER cuja gestão está a cargo da comunidade, 45,5 milhões, correspondentes a um total de 60 projectos, foram aprovados até ao final do último ano. Desde o início da contratualização, em 2008, foram já aprovados 77 projectos, correspondendo a um total de 58 milhões de euros. Quanto às verbas do FEDER já executadas pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, o ano de 2010 regista 20 milhões de euros. “Os resultados apresentados mostram que a CIM Dão Lafões é a melhor, no que toca a taxa de execução dos fundos, da região Centro, e a segunda melhor a nível nacional. Estes números que hoje apresentámos são muito importantes para a região, e são fruto do trabalho conjunto que envolve a CIM, os municípios e a Autoridade de Gestão do Programa MaisCentro”, salientou Carlos Marta, Presidente do Conselho Executivo da CIMRDL. Sobre a Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões A Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões nasceu em 2007, com a missão de construir, com os seus municípios associados, as prioridades de intervenção para o período 2007-2013 para que, no seu conjunto, contribuam para que esta se torne uma região inovadora, empreendedora, atractiva e competitiva. Assente em valores como a inovação e a criatividade, a cooperação e a confiança, a CIMRDL pretende ser uma comunidade intermunicipal de referência, pela sua capacidade de resposta às necessidades dos municípios e da região, bem como pelo “know-how” e qualidades técnica e humana dos seus profissionais. Em 2008 a CIMRDL assinou, com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Centro, um contrato de subvenção global que lhe atribuiu um conjunto de competências, ao nível da gestão do programa «Mais Centro», para o território da NUT III Dão-Lafões. Este documento atribuiu à CIMRDL a responsabilidade de gerir perto de 73 milhões de euros do Feder do programa «Mais Centro» para o período 2007-2013.