10 Mar. 2011

Alunos de Castro Daire visitam “Os Ambientes do Ar” de Souto Bom

Na permanente dinâmica criada em torno do núcleo de moinhos da Ribeira da Pena, em Souto Bom, aldeia da Freguesia de Caparrosa, os Serviços do Museu Municipal Terras de Besteiros receberam na passada sexta feira, dia 4 de Março, uma visita de 45 alunos e respectivos professores pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire, que estiveram em visita ao Concelho.

Este grupo de alunos e professores estiveram da parte da manhã a visitarem algumas unidades industriais de ponta do nosso Concelho, visitando da parte da tarde em Souto Bom, os Ambientes do Ar. Os visitantes, alunos do PIEF – Programa integrado de Educação e Formação -, assim como turmas dos CEF – Cursos de Educação e Formação -, nas áreas de pastelaria, cozinha e electricidade automóvel, foram divididos em três grupos e devidamente acompanhados nas explicações pela estagiária em funções no local e por técnicos do Museu. A visita incidiu no núcleo de moinhos, no relógio de Sol analemático e demais valências do local, em especial na relação homem - meio ambiente e as potencialidades em torno das energias renováveis. Uma tarde diferente, em que a boa disposição e o convívio entre os participantes se aliaram ao reconhecimento da defesa de um mundo com ideias simples. Estes visitantes tiveram oportunidade de conhecer este núcleo interpretativo de uma forma pedagógica, ambiental e cultural, centrada na relação do Homem com o Universo e com a Natureza, a par de outras abordagens das diferentes temáticas. A Divisão de Cultura e os Serviços Educativos do Museu Municipal, ao promoverem estas acções, pretende dar a conhecer o trabalho de recuperação, de valorização e de promoção dos recursos patrimoniais do concelho: no caso, os moinhos, a natureza e as pessoas.