04 Jun. 2012

Apoios a micro e pequenas empresas

Decorreu na passada segunda-feira, dia 28 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Tondela uma sessão conjunta com o Município de Tondela e ADICES no âmbito de apoios PRODER.

Esta iniciativa foi presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta e contou ainda com a presença dos Srs. Vereadores, com a coordenadora da ADICES e a Diretora do Centro de Emprego de Tondela.
Numa primeira parte da sessão, a Dra. Regina Pinto apresentou aos cerca de 80 empresários as linhas gerais das 4 candidaturas abertas no âmbito do Pacto Leader e que disponibilizam apoios a pequenos investimentos, num máximo de 150 000 euros.
Trata-se de financiamento integrado numa estratégia definida pelos diferentes agentes para o território, daí os apoios serem vocacionados para a atividade agrícola, hoteleira, gastronómica, turística e consequentemente para os produtos locais.
Após esta exposição exaustiva, deu-se início à segunda parte da sessão, onde o Sr. Presidente do Município de Tondela lembrou que as dificuldades que o país atravessa são generalizadas a toda a população, e que perante essa realidade incontornável temos todos que encontrar soluções criativas para solucionar os problemas. A criação de emprego terá que passar pela iniciativa privada, empreender será a chave para ultrapassar esta fase menos positiva. Na perspetiva do Dr. Carlos Marta estes apoios são fundamentais para incentivar o investimento e assim gerar riqueza e postos de trabalho.
Seguidamente foram entregues Protocolos de Financiamento de 20 projetos no montante de 2,5 milhões de euros, que representam cerca de novos 35 postos de trabalho e que apoiarão várias entidades de direito privado e público.