04 Jun. 2012

Colóquio “Pensar o Termalismo”

A convite do Jornal do Centro, o Senhor Presidente da Câmara de Tondela, Dr. Carlos Marta no passado dia 25 de Maio esteve presente na qualidade de orador, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, num colóquio subordinado ao tema "Pensar o Termalismo" e incidiu essencialmente em duas vertentes principais: Turismo e Bem-Estar.

Este evento, organizado pelo Jornal do Centro, contou com o apoio do Turismo do Centro e do Instituto Politécnico de Viseu e juntou centenas de pessoas. Contou com a presença da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Dra. Cecília Meireles e das individualidades mais representativas do sector do Turismo de Saúde e Bem- Estar da região Centro.
Estudantes universitários, empresários e curiosos ouviram com atenção o primeiro grande tema colocado em debate: “O Termalismo, Produto Tradicional ou Produto Turístico Emergente”.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tondela, na sua intervenção destacou a importância do termalismo, sendo indiscutivelmente uma das mais importantes mais-valias da nossa região, e um produto turístico em termos de saúde e lazer de grande importância, levando ao desenvolvimento de riqueza, à criação e manutenção de postos de trabalho e de mais-valias em vários domínios.
O Termalismo é para o autarca “um produto que ninguém pode ficar indiferente e que deve fazer parte da estratégia de desenvolvimento para a nossa região”. E no caso das termas de S. Gemil, Dr. Carlos Marta, não quis deixar de dar a conhecer as estratégias que ali irão ser desenvolvidas, que vão desde a parceria com a Universidade de Coimbra para a realização de um estudo Geotérmico no sentido de ser efectuado o aproveitamento de energia elétrica, à construção de uma nova unidade termal para fins terapêuticos e de saúde, à investigação dos efeitos das águas termais para o tratamento de outras doenças e à criação do conceito de aldeia termal. São com certeza grandes apostas, mas também necessárias para o desenvolvimento daquela localidade com forte potencial de oferta em termos de saúde e bem-estar do Concelho Tondela.