O projeto CLDS+ “Tondela Inclusiva”, em parceria com o Município de Tondela, a  VARIOS, a ASSOL,  a ACERT e os Agrupamentos de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo levaram a cabo várias atividades nos dias 2,3 e 4 de dezembro. Este conjunto de atividades designadas por “Tondela + Inclusiva”, foi inserido na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Durante os três dias de atividades, foi intenção de todos os parceiros sensibilizar a comunidade para o facto da pessoa com deficiência poder e dever ser incluída em todos os setores da sociedade, no sentido de diminuir a exclusão social e em prol da inclusão.
Neste sentido, as atividades que ocorreram no âmbito do “Tondela + Inclusiva” interligam-se e complementam-se, com o intuito de dar sentido à frase de António Gedeão, que diz que “Não há. Não. Duas folhas iguais, em toda a criação”.
Assim, as atividades iniciaram-se no dia 2 com uma partilha de experiências entre o grupo de teatro da VARIOS e o teatro CRINABEL, culminando no final do dia com um maravilhoso espetáculo “A cantora careca”, no auditório da ACERT, pelo grupo CRINABEL.
Durante a tarde do dia 3, o teatro VARIOS presenteou-nos com a apresentação de um teatro de fantoches “A carochinha”, dinamizada pelo CAO I e uma peça musical dinamizada pelo CAO II, no auditório da ACERT, que muito agradou aos presentes.
Pelas 21h, deste mesmo dia, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, teve lugar uma partilha de boas práticas no mundo empresarial, onde algumas empresas e serviços do concelho, nomeadamente a HUF Portuguesa, a Santa Casa da Misericórdia de Tondela, a Quinta da Ribeira e a Acert, deram o seu testemunho acerca das práticas inclusivas, por elas levadas a cabo. Também fizeram questão de estar presentes o Dr. Telmo Antunes, Diretor do Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social, IP, o Dr. Adriano Azevedo, Diretor Adjuto do Centro de Emprego Dão Lafões, a Dr.ª Nazaré Gouveia, Presidente da Direção da Cooperativa VARIOS, Dr. Mário Pereira, Diretor Técnico da ASSOL; Dr.ª Helena Gonçalves, Diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, Dr. Júlio Valente, Diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro.
Posteriormente, foi também feito o reconhecimento por parte do Senhor Presidente da Câmara, Dr. José António Jesus com a entrega de um certificado de agradecimento a estas e outras empresas e serviços que, igualmente, alargam os seus recursos humanos, a pessoas com deficiência.
Foi também nosso propósito, proporcionar à comunidade, um conjunto de experiências multissensoriais, que permitiam que cada pessoa se adaptasse e redescobrisse habilidades, no caso de perda de um dos sentidos.
Neste sentido, o terceiro e último dia de atividades decorreu numa sala aberta à comunidade escolar, no ginásio do Pavilhão Municipal de Tondela, onde existiram 5 ateliers diferentes, cada um deles chamando a atenção para a falta de um dos sentidos, incentivando ao “apuramento” de outros.
Ao longo dos três dias, o projeto CLDS+ “Tondela Inclusiva” contou com a indispensável colaboração dos parceiros já referidos, sem os quais todo este conjunto de atividades não poderia ser levado a cabo com sucesso, e a quem, reconhecidamente, agradecemos.
CLDS+ “Tondela Inclusiva”