22 Dez. 2014

Tondela comemorou o 27º aniversário de elevação a cidade

No passado dia 18 de dezembro celebrou-se o 27º aniversário de elevação de Tondela a cidade. A cerimónia de comemoração desta efeméride decorreu no Auditório Municipal e teve início com a intervenção do Presidente do Município, Dr. José António Jesus.

Uma vez que neste dia foi também apresentado o programa de comemoração dos 500 anos do Foral de Tondela, outorgado peli Rei d. Manuel em 14 de julho de 1515, o Presidente da Câmara começou por fazer por fazer um enquadramento histórico da atribuição do Foral e da evolução do concelho de Tondela até aos dias de hoje, nomeadamente até ao dia 18 de dezembro de 1987, dia em que Tondela foi elevada à categoria de cidade.
“Passados 27 anos é com certeza determinante o novo desenho urbano da cidade, que se alastrou às freguesias envolventes, sem descaracterizar o território, nem despovoar as mais distantes. Tondela, a cidade, é hoje o rosto da unidade do concelho. Num território onde pretendemos dar sentido ao registo da cidadania – a participação livre e independente; a construção coletiva, que se faz da opinião e do contributo singular de cada um dos nossos concidadãos”, referiu o Presidente do Município, acrescentando que “é esta cidade que queremos construir. Como espaço privilegiado para novas dinâmicas, assentem no empreendedorismo, na inovação e capacitação da sua principal riqueza – que são as pessoas. É neste quadro que a mesma se revitaliza. Quer seja com a construção do Novo Mercado Municipal, quer seja com a Rede de Oficinas Criativas, quer seja numa rede de urbana de competitividade, sempre na perspetiva de se valorizar o desenvolvimento local, gerador de emprego e, consequentemente, capaz de atrair mais pessoas para todo o território. É este o nosso desígnio. Revitalizar a cidade, os centros e pólos urbanos das diferentes freguesias, sem perder a matriz das gentes de Besteiros.”
O Dr. José António Jesus terminou referindo que “a capacidade de atrair investimento, principalmente gerador de emprego, de valorizar e dar valor aos produtos locais, garantindo uma maior coesão territorial e fixando populações, de gerar dinâmicas que apostem na educação e no conhecimento, capazes de recentrarem os valores civilizacionais e o humanismo no centro da nossa sociedade, são metas das quais não nos afastaremos”.
Seguidamente usou da palavra o Vereador Pedro Adão que, de forma sucinta, apresentou o programa da comemoração dos 500 anos do foral de Tondela, programa que apresenta iniciativas que pretendem agregar diferentes entidades, nomeadamente os Agrupamentos de Escolas do concelho, o movimento associativo e as 19 freguesias, em particular a realização de uma Feira Medieval.
O terceiro momento da cerimónia ficou assinalado pela atuação da Banda Militar do Porto, que numa apresentação de inigualável qualidade, abrilhantou de forma memorável esta efeméride.