22 Dez. 2014

Município de Tondela entrega bens recolhidos na campanha “Natal Solidário” a instituições do concelho

No passado sábado, 20 de dezembro, o executivo da Câmara Municipal de Tondela entregou a três instituições sociais do concelho, um conjunto de donativos recolhidos no âmbito da campanha “Natal Solidário”.

Ao longo de novembro e dezembro, dezenas de pessoas anónimas fizeram questão de colaborar com esta campanha lançada pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela. Roupas usadas mas em bom estado de conservação, brinquedos, jogos e todo o tipo de alimentos foram depositados nos baús que a Biblioteca disponibilizou no seu edifício. Num gesto solidário, também os funcionários da autarquia se quiseram associar à campanha, reforçando a recolha com um leque diversificado de donativos.
Para o dia da entrega, 20 de dezembro, estava prevista uma Mega Aula Solidária, articulada em conjunto com os professores de Zumba e Djembel do ginásio FFitness. Perto de uma centena de pessoas fizeram questão de se associar a esta aula entregando, à entrada, bens para doar a esta causa nobre.
A aula teve início pelas 15h30, no Pavilhão Desportivo de Tondela e contou com a visita do Presidente da Autarquia, Dr. José António de Jesus, acompanhado pelo Vereador Sr. Pedro Adão.
Pela mesma hora, na Biblioteca Municipal de Tondela, começava o encontro de idosos dos centros de dia e lares do concelho que encerrou a iniciativa “Leitura Sem Idade”.
Recordamos que a iniciativa “Leitura Sem Idade” pretendeu fomentar, ao longo do ano, a proximidade do serviços bibliotecários com os idosos do concelho. Na prossecução desse objetivo, os técnicos da biblioteca, munidos de livros e tempo para dedicar aos mais idosos, percorrem as várias instituições do concelho em busca de quem tanta vez encontra na experiência de uma longa vida as rimas perfeitas para poemas e histórias enriquecidas em aventuras e peripécias de outros tempos.
O encontro iniciou com o Grupo de Cantares “Cantarinhas de Molelos” que interpretou algumas músicas bem tradicionais e conhecidas de todos. Seguiram-se três músicas interpretadas por alguns utentes e funcionários da Associação Social e Cultural do Vale do Dão – Ferreirós do Dão. Um momento mágico, protagonizado por estas pessoas, complementado pela excelente interpretação de alguns poemas originais do Sr. Armando Santos, utente da Fundação Marcos e Ana Gonçalves. Na plateia estiveram ainda presentes alguns Idosos da Misericórdia do Vale de Besteiros. Antes de um lanche convívio, preparado para o efeito, o Grupo Cantarinhas de Molelos brindou a plateia com mais alguns temas.
Terminada a Mega Aula e o lanche convívio, era chegado o momento de fazer a entrega dos bens recolhidos na campanha “Natal Solidário” às instituições. Responsáveis do Convívio Jovem de Campo de Besteiros, da Associação de Apoio à Infância Recreio do Caramulo e do Espaço RUTE em Tondela receberam das mãos do Presidente do Município de Tondela, José António de Jesus e dos Vereadores Pedro Adão e Carla Antunes, os bens que certamente irão proporcionar, não só aos jovens institucionalizados como a muitas famílias do concelho, um Natal um pouco melhor.
No rescaldo desta campanha resta deixar uma palavra sentida de agradecimento a cada pessoa que contribuiu com um gesto solidário, marcando a diferença para tantas pessoas.