11 Fev. 2015

Município de Tondela lança a obra de Requalificação da Rede de Água e Saneamento na vila do Caramulo

No passado dia 7 de fevereiro, decorreu no Caramulo o lançamento oficial da Obra de Requalificação da Rede de Água e Saneamento no Caramulo, obra muito ansiada e necessária pela população desta vila.

Este projeto de requalificação terá um custo de um milhão de euros e solucionará o problema da distribuição de água na maioria das povoações na serra.
Dadas as condições climatéricas adversas, a apresentação desta obra decorreu no Auditório do Pavilhão Desportivo Municipal, tendo sido o Presidente de Junta do Guardão o primeiro a usar da palavra. Na sua intervenção, António Ferreira, referiu a importância de que se reveste esta intervenção, há muito desejada, e que vem melhorar significativamente a vida de todos os habitantes da vila do Caramulo e de outras povoações serranas.

O Presidente do Município, José António Jesus, reforçou a relevância desta obra, sendo que a rede atualmente existente se encontra desajustada tecnicamente e face ao crescimento urbano a aparecimento de novos aglomerados. O sistema que entrará em funcionamento será um sistema sustentável e ambientalmente enquadrado nos parâmetros de qualidade.
A obra irá ainda permitir uma interligação com o sistema de reservatórios já construídos em Guardão de Cima, que irão também permitir o abastecimento às populações de Litrela e Pedronhe (da Freguesia de Santiago de Besteiros), Guardão de Baixo e Guardão de Cima.
Estes novos reservatórios foram também alvos de visita durante a tarde do passado sábado, e foi possível verificar a conclusão desta obra, que rondou os 400 mil euros e que resolverá um problema quase crónico, na medida em que quando da construção da Barragem do Paul, a sua localização não permitiu o abastecimento para toda a área a montante que está em cota superior, casos de Guardão de Baixo, Guardão de Cima, Pedronhe e Litrela e o próprio Caramulo.
Pelo acidentado e declives das zonas a abastecer, terá de se ter especial atenção quanto à pressão da água, daí a necessidade da colocação de válvulas redutoras, já que há locais de desnível de mais de 80 metros.
O presidente do Município referiu ainda que as obras de requalificação agora lançadas são objeto de candidatura em regime de “overbooking” em sede de POVT (Programa Operacional de Valorização do Território), estando também inscritas no regime de transição para o novo quadro de fundos comunitários.

O lançamento da obra de Requalificação da Rede de Água e Saneamento na vila do Caramulo foi o culminar de uma tarde de visita a diferentes obras na Freguesia do Guardão. Depois da visita aos Reservatórios localizados em Guardão de Cima, efetuou-se uma visita à aldeia do Carvalinho, nomeadamente às obras no Largo da Capela e Largo do Cruzeiro, com obras de elevação do muro de suporte.
De seguida, ocorreu a passagem pela EM-230 – 3 Caramulo/Caramulinho, recentemente requalificada e que permite um acesso à Serra de melhor qualidade, bem como dotar a estrada de condições excelentes para a “Rampa do Caramulo”, prova automobilística de importância especial para o concelho e a nível nacional.
Em Jueus foi realizada a visita à antiga escola primária de Jueus, que irá alojar o futuro Posto de Observação da Natureza do Jueus, o Centro de Interpretação da Serra e das Gentes, dos Saberes e Sabores e uma oficina do burel, numa parceria com o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.