05 Mar. 2015

Voluntários plantaram 2000 árvores na Freguesia de Santiago de Besteiros

Em parceria com a Câmara Municipal de Tondela e a Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e ADENEX, realizou no passado dia 28 de fevereiro, numa zona ardida da freguesia de Santiago de Besteiros, uma plantação de 2.000 árvores entre castanheiros e sobreiros, doados pela Junta de Estremadura, Espanha, no âmbito do Programa Plantabosques. Uma iniciativa que teve como objetivo a luta contra a desertificação e a florestação com espécies autóctones.

Plantabosques é uma iniciativa conjunta da Associação ADENEX, Direção Geral do Ambiente e Instituto da Juventude do Governo da Extremadura. Este é um programa de voluntariado ambiental jovem, de solidariedade, da consciência e compromisso com o ambiente. Materializa-se, essencialmente, numa intervenção direta no território, através da plantação de árvores autóctones da floresta mediterrânica e na conservação das áreas florestais de especial interesse.
O programa Plantabosques realizou-se este ano, pela primeira vez no Concelho de Tondela, e contou com mais de 120 participantes, sendo que 50 voluntários foram provenientes de Espanha, através do programa de voluntariado ambiental da associação ADENEX, associando um programa de intercâmbio de experiências.
Os participantes nas atividades tiveram oportunidade de conhecer espécies endémicas da região, os trabalhos realizados no âmbito do projeto Plantabosques assim como as principais iniciativas e projetos da ASPEA, no âmbito das comemorações dos 25 anos.