02 Abr. 2015

Abertura do Balneário Termal de Sangemil

No passado dia 1 de abril decorreu a abertura das Termas de Sangemil, tendo a cerimónia sido presidida pelo Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus.

Neste evento estiveram também presentes o vereador responsável pelo Balneário Termal, Pedro Adão, os vereadores Dr. Miguel Rodrigues e Engª Carla Antunes, o Presidente e o Secretário da Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão, bem como os Diretores Clínico e Técnico das Termas, Dr. António Andrade e Dr. Matos Dias, respetivamente.
Depois das palavras iniciais do vereador Pedro Adão, o Presidente da autarquia presidiu à abertura oficial das Termas em 2015, segundo ano em que a gestão das mesmas se encontram na esfera do Município. O Dr. José António Jesus começou por referir as medidas implementadas no ano transato e que tiveram como objetivo tornar as termas economicamente sustentáveis, esforço para o qual contribuíram todos os funcionários e colaboradores que também se justaram a esta nova realidade.
Ao longo de 2014 as Termas de Sangemil mantiverem, sensivelmente, o mesmo número de aquistas que em 2013, num contexto de tendência de descida do número de utentes a nível nacional. Neste quadro, o Presidente do Município acredita na possibilidade de se verificar um aumento no presente ano, sinal que seria bastante positivo para as Termas de Sangemil, que apesar de se encontrarem numa região de “forte concorrência”, são capazes de se diferenciar pelo serviço personalizado e de competência de uma equipa com bastante experiência e pela qualidade das águas termais.
As Termas de Sangemil, com temporada aberta até ao dia 30 de novembro, oferecem tratamentos nas áreas das patologias respiratórias e reumatologia (doenças musculo-esqueléticas) e constituem também uma forte aposta do Município a nível do turismo de saúde e bem-estar.
Neste contexto, o Dr. José António Jesus reafirmou a determinação em concretizar a construção de um novo balneário, aguardando-se, neste contexto, a informação mais pormenorizada dos regulamentos do Portugal 2020, para que se possa enquadrar e formalizar uma candidatura financeira às verbas europeias; “ Nos anteriores quadros bastava fazer a candidatura, construir e inaugurar. Agora existe a contratualização por objetivos e isso quer dizer que é preciso garantir que o novo balneário vai alavancar a economia local e levar privados a fazerem investimentos na freguesia e no concelho”, referiu, acrescentando que o Município “está preparado para enfrentar estes novos desafios e paradigmas, assentando a sua estratégia de ação e investimento em projetos economicamente viáveis e sustentáveis”.
A sessão oficial de abertura das Termas de Sangemil terminou com uma visita às instalações por parte dos presentes e dos órgãos de comunicação social.