15 Jun. 2015

Entrega dos Prémios dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e Prémio Jovem Revelação 2015

No passado dia 10 de Junho, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e Prémio Jovem Revelação 2015, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, de Tondela.

A cerimónia teve início pelas quinze horas, contando com a presença do presidente do Município Dr. José António Gomes Jesus e dos vereadores Dr. Miguel Rodrigues, Eng.ª Carla Antunes e Pedro Adão e de um grupo numeroso de participantes dos dois concursos poéticos, respetivos acompanhantes, professores, convidados e comunicação social. Esteve ainda presente a Dr.ª Raquel Seabra, Chefe da Divisão da Educação e Intervenção Social, que fez as honras da casa, abrindo a sessão e dando as boas-vindas a todos os presentes.
Lembrando a importância do dia 10 de Junho, Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas no mundo, a poetisa Filipa Duarte, acompanhada de Cosme Santos, Pedro Fortes e Bartolomeu Varela, alunos da Escola Profissional de Tondela declamaram um poema de Luís de Camões.
Os elementos do júri apresentaram-se e teceram alguns comentários de apreciação dos trabalhos a concurso, salientando a qualidade literária de alguns trabalhos e a unidade de temáticas, lembrando a importância de um uso criativo da língua portuguesa.
Seguiu-se a leitura dos trabalhos pelos autores presentes, principiando-se pelos alunos premiados na 9ª edição do Prémio Jovem Revelação, concurso destinado aos alunos dos vários graus do ensino básico e secundário do concelho de Tondela. Chamaram-se todos os alunos que participaram no Prémio Jovem Revelação para receberem as lembranças e certificados de participação. Os autores dos trabalhos premiados na 11ª edição dos Jogos Florais, nas várias modalidades, leram também os seus trabalhos. Os restantes participantes dos jogos florais receberam o  respetivo certificado  de participação e  livros.
No fim das apresentações, o presidente do Município e os vereadores presentes, entregaram um livro e uma peça de artesanato de louça preta da região aos autores dos trabalhos premiados nos Jogos Florais, cheques-prenda aos alunos distinguidos com o Prémio Jovem Revelação de cada ciclo de ensino e certificados de participação e livros a todos os concorrentes.
Realçando o significado do poeta Tomaz Ribeiro natural de Parada de Gonta e como forma de celebração da sua obra o recém-criado Grupo “Bardus” da Casa do Povo de Tondela, constituído por Jorge Henriques (voz), Paula Henriques, (canto), António Nunes, (guitarra e voz) e Salomé Nunes (violino) apresentou uma emotiva homenagem ao autor do “D. Jaime”.
O senhor presidente do município encerrou a sessão, salientando a importância desta realização como forma de premiar a autenticidade e a imaginação dos concorrentes, dos mais jovens aos mais velhos, felicitando todos os participantes, a biblioteca municipal pela organização e os elementos do júri, Filipa Duarte, poetisa, António Nunes e Helena Pereira e professores do ensino básico e secundário. Em seguida, o presidente do município e os presidentes dos Agrupamentos de Escolas Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo entregaram as lembranças aos elementos do júri a quem coube a difícil tarefa de apreciar e selecionar um total de 99 trabalhos poéticos. Seguiu-se a foto de grupo com os concorrentes e um lanche de confraternização.
Os Prémios Jovem Revelação couberam este ano aos alunos: Martinha Carvalho Figueiredo, aluna do 4º ano do Centro Escolar de Tondela que recebeu o prémio destinado ao 1º ciclo pelo poema “Ser criança é criançar”; Jorge Miguel Cruz Oliveira, aluno do 6º ano da Escola Básica de Campo de Besteiros recebeu o prémio relativo ao 2º ciclo pelo poema “Floresta encantada” e Daniela Matos dos Santos, aluna do 9º ano da Escola Básica de Campo de Besteiros recebeu o prémio relativo ao 3º ciclo pelo poema “Rios de água”; Margarida Carriço da Costa, aluna do 10º ano da Escola Secundária de Tondela, recebeu o prémio relativo ao ensino secundário pelo poema “A vida é um livro”.
Os prémios dos Jogos Florais do Concelho de Tondela 2015 foram atribuídos a: Fernanda Maria Lopo das Neves, que recebeu os primeiros prémios nas modalidades de Quadra Popular e de Poema Livre (pelo poema “Agonia”), Victor Manuel Capela Batista (2º prémio Quadra Popular), Antónia Saraiva do Amaral (3º prémio Quadra Popular), Ernesto Lopes Nunes (Menção Honrosa Quadra Popular), Raquel Viegas Bernardes recebeu o 2º Prémio na modalidade Poema Livre com o trabalho “O amor é sorrir”, Fernando Manuel Correia Bandeira o terceiro prémio pelo poema “O sorriso da Primavera” e Maria Aline Reis Mamede Rocha recebeu a Menção Honrosa pelo poema “Noite”. Na modalidade de Soneto não foi atribuído primeiro prémio, havendo 2º prémio, atribuído a Ernesto António da Silva Maciel pelo soneto “Diz-me donde”, 3º prémio pelo Soneto “Tremem-me as mãos” de Renato Manuel Bravo Valadeiro e uma Menção Honrosa atribuída a Maria de Lurdes Pinto de Oliveira pelo soneto “Tondela... és tela de amor”. No total concorreram 64 trabalhos poéticos nas modalidades de quadra popular, poema livre e sonetos.