19 Jul. 2007

IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Realizou-se de 14 a 17 de Maio, em Sevilha (Espanha), o 4º Congresso Internacional Sobre Incêndios Florestais, sob os auspícios da UNISDR (Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres), da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e Comissão Europeia, com organização do Ministério do Meio Ambiente de Espanha e da Junta da Andaluzia, que contou com uma assistência de 1531 participantes de 88 países, que representavam organizações governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do mundo. O Município de Tondela também esteve presente através do seu técnico do GTF (Gabinete Técnico Florestal) Eng.º Carlos Jorge, na qualidade de convidado. Os participantes na Conferência apresentaram os últimos avanços da ciência no manejo do fogo, assim como os sistemas de formação em todos os seus aspectos. Uma exposição comercial proporcionou informação sobre tecnologias inovadoras no combate ao fogo, incluindo a detecção, monitorização, extinção e segurança dos combatentes (bombeiros). Foram também abordadas as causas dos incêndios florestais nos diversos países, assim como o seu impacto. Por último os participantes nas sessões Regionais da Conferência (incluindo a representação portuguesa) reconheceram a necessidade de criar sinergias para actuar de forma colectiva e coordenada perante os problemas mais acutilantes relacionados o manejo do fogo. Em consequência os participantes elaboraram um texto de recomendações, a entregar na Comissão Europeia em Bruxelas.