22 Ago. 2017

Estrada Municipal Muna - Carvalhal da Mulher

Consequente à intervenção na via que liga estas duas povoações, importa esclarecer que, há mais de 4 anos, se iniciou o alargamento desse troço, obra realizada pela Comissão de Compartes de Carvalhal da Mulher que envolveu alguns milhares de euros, sem projeto específico, verificando-se que o perfil do alargamento foi “ajustado” às circunstâncias locais.

Isto é, em algumas zonas, principalmente onde ocorreram escavações, a largura da via foi bem superior ao necessário, pelo facto do aterro daí resultante ser utilizado noutras partes da via.
A faixa de rodagem inicial, que tinha uma largura média pouco superior a 3m, ficou mais degradada consequente aos invernos que a foram destruindo após o alargamento.
Neste período, como é sabido, não há financiamento comunitário para execução / pavimentação de vias.
Pese embora esta circunstância limitadora, o Município, recorrendo a capitais próprios, lançou o concurso para a pavimentação da referida via, incluindo bermas e revestimento de valetas, pintura e colocação de guardas de segurança.
Tais trabalhos totalizaram cerca de 400 000€.
Pelas razões já avançadas, e pelo perfil do alargamento não ser constante, o projeto definiu uma largura da faixa de rodagem de 5m.
Sendo verdade que, em alguns sítios, para se conseguir manter esse perfil, ainda foi necessário proceder a pequenos alargamentos, enquanto noutras zonas, a largura da plataforma é superior, existindo sobrelarguras.
A obra de pavimentação foi executada de acordo com o projeto, o que se considera ajustado, considerando o tipo e perfil de via (executada em plena encosta da serra) e a quantidade de tráfego médio diário.
Sem prejuízo do exposto, foi valorizada, quando existente, a berma envolvente à faixa de rodagem que será devidamente tratada nas curvas interiores e que é parte da plataforma da via.
Assim, mesmo sem fundos comunitários, é bem notório o contributo para a coesão territorial que esta obra representa.