22 Nov. 2018

Sessão de sensibilização sobre os malefícios do tabaco

Com o intuito de sensibilizar sobre os malefícios do tabaco, decorreram, no passado dia 19 de novembro, um conjunto de ações junto de alunos das turmas dos 8ºanos da Escola Secundária de Tondela e turmas dos 10º, 11º e 12º anos, curso profissional, da Escola Secundária de Molelos.

O Município de Tondela, com os Agrupamentos de Escolas Cândido de Figueiredo e Tomás Ribeiro, a UCC de Tondela e a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Parada Gonta, convidaram os médicos Tito Abrantes e a Ana Pinto, da Consulta de Pneumologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, para informar/alertar os jovens para as consequências do consumo do tabaco na saúde física e mental.

Os dois médicos evidenciaram as várias doenças associadas ao consumo do tabaco, quer para o fumador ativo, quer para o passivo, fazendo referência à panóplia de constituintes nocivos de um cigarro.

Desmistificaram ainda  os falsos conceitos, nomeadamente o do cigarro eletrónico, mostrando preocupação pelo seu acesso demasiado fácil, dado a sua composição duvidosa e altamente prejudicial à saúde.

Em jeito de mensagem, apelaram  à não experimentação, pois a melhor forma de prevenir, é não fumar!

O Dia Mundial do Não Fumador foi assinalado no passado 17 de novembro.

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia do tabagismo foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas no século XX.