26 Nov. 2018

134° Aniversário da elevação de Parada de Gonta a freguesia

A sede da Associação “Os Amigos” serviu de palco à cerimónia evocativa do 134° aniversário da elevação de Parada de Gonta a freguesia, que decorreu no último sábado, dia 24 de novembro, ao final da tarde.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que se congratulou com a capacidade empreendedora desta freguesia, sublinhando ainda a vitalidade do seu movimento associativo.
“Esta freguesia deve orgulhar-se por aqui ter nascido o maior estadista do concelho e quem melhor projetou a voz de Tondela. Enquanto decisor, se hoje temos a Ecopista foi porque antes tivemos a linha férrea e antes Tomás Ribeiro, que foi capaz de determinar essa decisão”, referiu.
De acordo com José António Jesus, Tomás Ribeiro foi uma influência positiva não só para Parada de Gonta, mas também para a sede de concelho.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Gonta, Luís Pereira, destacou a responsabilidade e a competência do líder do Município, agradecendo o que tem feito pela sua freguesia e pelo concelho.
Neste aniversário da elevação de Parada de Gonta a freguesia, o destaque foi para mais uma figura com raízes “na aldeia formosa”: Jorge Colaço.
Numa altura em que se comemora o aniversário do casamento de Jorge e Branca de Gonta Colaço, a investigadora do CITAR/ Universidade Católica Portuguesa, Claudia Emanuel, marcou presença nesta cerimónia, para abordar a vida e obra de Jorge Colaço.
Ao longo da sua intervenção, Cláudia Emanuel aludiu aos vários trabalhos de azulejaria de Jorge Colaço que figuram no concelho de Tondela, mas também em vários pontos do país.
Jorge Colaço, genro do poeta Tomás Ribeiro, tem uma obra ímpar no património azulejar português. Tem mais de mil painéis, em 134 locais distintos do país. Sete destes painéis estão no concelho de Tondela.