03 Jun. 2019

135 anos de elevação de Parada de Gonta a Freguesia

O Edifício Multiusos de Parada de Gonta foi palco da cerimónia evocativa do 135º aniversário da elevação de Parada de Gonta a freguesia, que decorreu na passada sexta feira, dia 31 de maio.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que aproveitou a ocasião para para exaltar a história local e os ilustres paradenses, cujo expoente máximo se centra em Thomaz Ribeiro.
O momento serviu também para destacar que o “Produto Turístico da Aldeia”, que se constrói com a comunidade local, com as associações locais e com o empenho e determinação da Junta de Freguesia de Parada de Gonta.
Já antes, na sua intervenção, o Presidente de Junta, Luís Fernando Pereira, havia retratado o trabalho que vem sendo desenvolvido e os objetivos futuros, focados na necessidade de ampliação do cemitério, na requalificação faseada da estrada 337, entre outros investimentos.
Durante a cerimónia, que contou com a presença dos vereadores Pedro Adão e Miguel Torres, foi inaugurada a exposição bibliográfica e iconográfica de Thomaz Ribeiro.
Esta mostra, que já tinha estado durante o mês de março em S. Pedro de Rates (concelho da Póvoa do Varzim), poderá ser visitada até hoje no edifício multiusos de Parada de Gonta e irá percorrer outras freguesias do concelho.