15 Set. 2020

Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões apresentado em Tondela

A cidade de Tondela foi palco da apresentação do Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões, que coloca ao dispor dos alunos dos 3.° e 4.° anos do 1.º ciclo um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permite partir à descoberta do conhecimento.
Durante a sessão de apresentação que decorreu ao final da manhã no Parque Urbano de Tondela, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, considerou que este laboratório móvel é “um contributo ímpar para reforçar os instrumentos e as metodologias de trabalho, visando o incremento das ciências experimentais”.
“Trata-se uma nova abordagem no processo educativo, onde cada vez mais as autarquias e as comunidades intermunicipais passam a reforçar as suas intervenções, visando um reforço da proximidade territorial e uma maior cooperação com os agentes educativos”, acrescentou.
No seu entender, as ciências “fortificam o espírito crítico, onde a experimentação ajuda na formulação de hipóteses, e na confirmação dos pressupostos, levando a um reforço de estímulos”.
Também o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, realçou o papel inovador deste laboratório móvel, cabendo ao secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, revelar as particularidades deste autocarro das ciências, que irá visitar os 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.o CEB, de todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal, durante o ano letivo de 2020/2021.
As ações a desenvolver durante o período letivo serão no domínio tecnológico, da programação e da robótica, quer pela sua pertinência e atualidade, quer pela versatilidade associada ao poder criativo, proporcionando o desenvolvimento e a criação de diferentes tipos de soluções, procurando-se que a robótica seja entendida como mais uma ferramenta em articulação com as restantes áreas curriculares e transversais.
Para além do módulo temático central, a Fábrica de Robots, encontram-se mais quatro opções: Corpo Humano, Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas, Engenhos e Engenhocas e A Nossa Escola no Cosmos.
A cerimónia de apresentação deste laboratório móvel das ciências contou ainda com a presença da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno.