12 Abr. 2023

Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica comemora 5º aniversário em Tondela

O concelho de Tondela vai acolher a 21 de abril as celebrações do quinto aniversário da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), que a Câmara Municipal ajudou a fundar em 2018.

O aniversário vai ser comemorado com várias iniciativas. O programa começa, com a realização de uma Assembleia Geral da associação. Segue-se, pelas 12h15, uma sessão solene evocativa do quinto aniversário, a decorrer no Salão Nobre dos Paços do concelho.
Na cerimónia, a APTCVC irá atribuir, pela primeira vez, quatro distinções honoríficas. Estas condecorações, aprovadas por unanimidade em janeiro, visam homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou europeias, que tenham contribuído ou contribuam para o engrandecimento, dignificação ou preservação do setor cerâmico.
Ao mestre Manuel Cargaleiro será entregue a medalha de cerâmica por todo o seu trabalho em prol da criação artística contemporânea, designadamente na área da cerâmica.
A título póstumo será atribuída uma medalha de cerâmica a Rosa Ramalho, ela que foi uma das maiores ceramistas portuguesas e uma figura icónica da olaria tradicional portuguesa.
A empresa Coelho da Silva receberá uma menção honrosa, pela sua história de sucesso. A sociedade nasceu pela mão de José Coelho da Silva, em 1927, fabricando artesanalmente telha de canudo. Ao longo dos anos a firma foi sofrendo sucessivas evoluções tecnológicas e aumentando a sua capacidade produtiva.
Também a Hélder Abraços será concedida uma menção honrosa, ele que foi o grande incentivador das jornadas sobre a etnoarqueologia das cerâmicas e que esteve ligado à primeira edição da Soenga, em Molelos. Hélder Abraços será homenageado ainda por todo o trabalho desenvolvido em torno da cerâmica no território de Tondela e pela sua participação na Atas das Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-Medieval.
Após a atribuição das medalhas seguir-se-á um almoço convívio nas Raposeiras, em Molelos.
Para as 15h30, ainda no Espaço da Soenga/Raposeiras, está agendada a apresentação da candidatura da Louça Preta de Molelos ao Inventário Nacional de Património Imaterial. Depois, pelas 16h00, realizar-se-á uma visita às olarias do barro negro. O programa festivo encerra, às 17h00, com uma merenda.
O município tondelense foi um dos 14 fundadores da APTCVC, organização que foi criada em 2018 e à qual se juntaram mais oito autarquias nos anos seguintes.
Atualmente, a associação tem 22 câmaras associadas, todas elas caracterizadas por uma forte ancestralidade e tradição cerâmica.
A organização foi constituída com o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com forte expressão de cerâmica, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva.