13 Abr. 2023

Inscrições para o seminário “(Trans) formar o presente” mantêm-se abertas

As inscrições para o Seminário de Educação “(Trans) formar o presente” que a Câmara de Tondela vai levar a cabo a 28 e 29 de abril continuam abertas. Os interessados em participar no evento deverão inscrever-se até ao dia 21 de abril em cfaeplanaltobeirao.com e forms.gle/rwFHMiRE9Hy6ET2x6.

O seminário que vai na sétima edição é promovido pelo Município de Tondela, em parceria com a Rede de Bibliotecas do concelho e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, que garantirá a acreditação do encontro para a classe docente.
Reconhecendo que a Educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento e progresso da sociedade, a autarquia volta a organizar a iniciativa que vai trazer a Tondela um leque de oradores de referência nacional no que ao ensino diz respeito.
Entre os preletores convidados estão o reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa, o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio e a vice-reitora da Universidade de Coimbra Cristina Albuquerque.
O tema “(Trans) formar o presente” foi escolhido este ano para responder às prioridades decorrentes do atual quadro legal, designadamente do Perfil dos Alunos e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, do plano de ação para a transição digital e do quadro estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares: Presentes para o Futuro.
O seminário pretende ser um espaço de reflexão sobre o que se faz a nível local, abordando ao mesmo tempo não só os desafios do setor da Educação, como os planos de formação e de aprendizagem que contribuem para o empoderamento das crianças e jovens.
A problemática abordada este ano na iniciativa responde também à Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente no objetivo de “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”.