14 Abr. 2023

Secretário de Estado da Administração Local visita Caramulo

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve, ontem (13 de abril), na vila do Caramulo, no concelho de Tondela, onde presidiu à cerimónia de assinatura do contrato de financiamento de obras que viabilizarão a instalação da creche da Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo na sua sede.

Atualmente, a valência funciona num edifício cedido pela Junta de Freguesia do Guardão.
O protocolo, assinado ao abrigo do Programa Equipamentos, prevê um investimento de 100 mil euros, financiado a 50% pelo Governo e em igual montante pela Câmara Municipal de Tondela.
No final da assinatura do acordo, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, destacou a importância deste investimento para o concelho, em particular para a Serra do Caramulo, que “é um desígnio” do executivo municipal, salientando que este é um território que “merece ser acarinhado e que por vezes é um bocadinho esquecido” pelo poder central.
“Este é um passo que damos para garantir que o despovoamento não continua a acontecer e não continua a lapidar aquilo que são os nossos territórios do interior”, sustentou.
“Este contrato programa vai permitir que esta instituição continue a levar a cabo uma das várias missões que tem por diante. Um trabalho muito importante não só para a Vila do Caramulo, para a freguesia do Guardão, mas para a serra na sua plenitude”, disse, acrescentando que o investimento a realizar na instalação da creche irá não só beneficiar e ajudar a fixar as famílias que já vivem nas freguesias serranas, como também a atrair mais jovens casais.
Já o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, elogiou a parceria estabelecida entre o Governo, a Associação Recreio Caramulo e a Câmara de Tondela no sentido de se dotar de melhores condições a creche da instituição social e prometeu que o Governo continuará a ser parceiro deste tipo de projeto que visam um “melhor serviço público” prestado ao cidadão.
“Esta candidatura deveria ser apoiada pela Segurança Social (SS) e não pela Coesão Territorial. Não, não fui enganado, mas percebemos as necessidades e as dificuldades em chegar à SS e até nós no Governo, eu próprio tenho uma dificuldade enorme em contactar a SS”, alegou.
“Não estou aqui de má vontade porque deveria ser a SS. Não, percebendo a necessidade e se a gente consegue acolhê-la avançarmos, com certeza que sim. Se o território, através da senhora presidente de Câmara, entende que esta é a necessidade primordial, sem prejuízo de todas as outras, aqui estamos”, enfatizou.
As obras de remodelação do Recreio, com vista à instalação da creche, deverão arrancar “tão breve quanto possível”. Quatro salas da associação vão ser requalificadas para receber as crianças.
“O nosso desejo é que a intervenção estivesse pronta no início do próximo ano letivo (setembro)”, avançou Milton Fernandes, presidente da Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo, frisando também a “importância desta obra no combate ao despovoamento e desertificação da Serra do Caramulo”.
“Um território sem crianças é um território sem futuro. Há um ano estávamos a discutir se haveria crianças neste território que justificassem esta obra, hoje a creche do Caramulo tem a frequência de 14 crianças e no próximo mês irá receber mais quatro, o que irá perfazer 18. Um ano depois são os números que nos dão ânimo para continuar com esta caminhada”, concluiu.