17 Abr. 2023

Tondela vai celebrar todos os anos o Dia do Antigo Combatente

Tondela vai passar a comemorar anualmente o Dia do Combatente anunciou, este sábado (15 de abril), a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, durante as celebrações da efeméride, que foram promovidas pelo Município e pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU), coletividade sediada no concelho tondelense.

“É a primeira vez, hoje, aqui em Tondela que comemoramos o Dia do Antigo Combatente, cumprindo  assim.  Um compromisso assumido convosco há um ano e que estamos hoje a cumprir ", disse Carla Antunes Borges.
“Este é um compromisso que não queremos que seja só para este ano, mas que seja para o futuro”, acrescentou, salientando que a autarquia está disponível para celebrar com a ANCU um protocolo para que as celebrações se mantenham com os próximos executivos camarários.
As celebrações do Dia do Antigo Combatente em Tondela arrancaram pelas 10h00 e incluíram várias homenagens aos ex-soldados que representaram a pátria na Primeira Grande Guerra e no Ultramar. Foi realizada uma romagem ao cemitério, colocadas flores nos monumentos do Soldado Desconhecido e em Memória dos Combatentes do Ultramar.
O programa incluiu ainda uma missa de homenagem aos antigos soldados, um almoço convívio e a atuação da Filarmónica Tondelense, no Parque Urbano. As comemorações encerraram com a assinatura de um acordo de apoio financeiro no valor de 18.550 euros entre a Câmara Municipal e a ANCU, com vista à realização de obras na atual sede da associação, que foi cedida pela autarquia.
“Quisemos pautar este marco histórico com a assinatura pública de um protocolo para o apoio a obras de requalificação e preservação deste importante espaço, consubstanciando, assim, o compromisso institucional entre o Município e a associação, nomeadamente na execução das pinturas exteriores e arranjos dos muros envolventes do edifício-sede”, afirmou Carla Antunes Borges.
“Vamos continuar a trabalhar juntos para garantir que suas vozes sejam ouvidas, que suas necessidades sejam atendidas e que suas contribuições sejam reconhecidas e valorizadas”, concluiu.
O presidente da ANCU, António Ferraz, agradeceu este apoio da autarquia que, disse, vai permitir receber todas as pessoas que se deslocam à associação “com mais dignidade”.
“Queremos que seja um edifício digno como sempre foi. Enquanto a Câmara quiser teremos aqui o nosso ninho, o nosso lugar onde vivemos, trabalhamos, onde continuaremos. Para continuarmos precisamos de lavar a cara ao edifício, as paredes envolventes, criar um ambiente propício”, defendeu.