17 Abr. 2023

Autarquia financia obras de capela e de criação de Museu Etnográfico em Parada de Gonta

A Câmara Municipal de Tondela vai apoiar financeiramente as obras de requalificação da Capela do Solar de São José, em Parada de Gonta, e da antiga escola primária da localidade, hoje edifício sede do Rancho Folclórico da freguesia, onde está a ser construído um Museu Etnográfico.

Os protocolos de financiamento das duas intervenções foram tornados públicos este domingo (16 de abril) numa sessão que teve lugar após uma caminhada, com recolha de lixo, seguida de almoço convívio, duas ações promovidas pela Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Parada de Gonta e pela Comissão de Festas em Honra de Santa Ana, com o apoio da Junta de Freguesia.
Com a autarquia local, a Câmara Municipal estabeleceu um acordo no montante total de 96.420 euros, que será investido nas obras de reabilitação da Capela do Solar de São José. Este valor inclui os trabalhos, mas também o projeto de execução e o relatório de estabilização e de desmontagem do património existente no templo religioso.
A empreitada, da responsabilidade da Junta de Freguesia, já foi adjudicada devendo arrancar na segunda quinzena do próximo mês de maio. A intervenção tem um prazo de execução de um ano.
“Hoje estamos a cumprir aquilo com que nos comprometemos”, disse a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, realçando que com a ajuda da autarquia será requalificado “um dos mais importantes patrimónios” de Parada de Gonta.
Já com o Rancho Folclórico, o Município protocolou um apoio financeiro de 12.530 euros que será investido na criação do Museu Etnográfico do grupo folclórico, que está a ser instalado na sede da coletividade, que ocupa as instalações da antiga Escola Primária de Parada de Gonta. O espaço museológico, que reúne inúmeras peças do antigamente, deverá abrir portas em agosto deste ano.
“Enaltecer o trabalho que o Rancho tem feito ao longo destes anos todos e que vai culminar agora com a criação deste Museu Etnográfico, que em boa hora será instalado nesta freguesia”, afirmou Carla Antunes Borges, sublinhando não ter dúvidas de que o grupo folclórico terá um “futuro radioso”.