19 Abr. 2023

Duas alunas de Tondela representarão região na final do Concurso Nacional de Leitura

As alunas Maria Sofia Novais, do 4º ano da Escola de Vilar de Besteiros, e Inês Antunes Branquinho, do 5º ano da Básica de Tondela, vão integrar a equipa da região de Viseu Dão Lafões na fase final do Concurso Nacional de Leitura.

As duas estudantes foram selecionadas, ontem, na fase intermunicipal da prova, que decorreu na Biblioteca Municipal e no salão Príncipe das Beiras, da Casa da Ínsua, na vila de Penalva do Castelo. Maria Sofia Novais e Inês Antunes Branquinho são duas dos oito finalistas do concurso.
Os concorrentes de Tondela tiveram uma excelente prestação na prova intermunicipal. Todos os concorrentes, cerca de 150 de toda a região, realizaram o teste escrito no final da manhã.
A prova de palco, realizada pelos cinco alunos de cada ciclo melhor classificados na prova escrita, consistiu na leitura expressiva de um excerto de uma obra e na resposta a uma pergunta de argumentação sobre um tema relacionado com esse livro.
Além de Sofia Novais e Inês Branquinho, participaram na prova de palco outras três estudantes do concelho de Tondela, Leonor Ribeiro e Maria Miguel dos Santos Marques, do 1º ciclo da Escola Básica de Campo de Besteiros e Lia Pereira Lopes, do 8º ano da Escola Secundária de Tondela, às quais foi atribuído o 3º lugar ex-áqueo.
No total, Tondela levou 12 alunos à fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. Além de Sofia Novais, Inês Branquinho, Leonor Ribeiro, Maria Miguel dos Santos Marques e Lia Pereira Lopes representaram o concelho na competição Gabriela Brito, da Escola de Campo de Besteiros e Constança Leitão, da Básica de Tondela, Tiago Sousa Martins, da Secundária de Molelos, Tiago Costa, da Básica do Caramulo, e João Gabriel Lourosa, Mariana Gouveia Silva e Verónica Nunes Ferreira, da Secundária de Tondela.
A fase final do Concurso Nacional de Leitura decorrerá entre maio e junho, envolvendo provas de seleção e uma prova de palco a realizar em Oeiras a 3 de junho.
Promovida pelo Plano Nacional de Leitura 2027, a competição, que vai na sua 16ª edição, constitui o maior concurso de leitura pública nacional. A prova é dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o país.