14 Jun. 2023

Ludoteca de Verão ocupa tempos livres das crianças

A Biblioteca Municipal de Tondela vai promover, entre os meses de julho e setembro, mais uma Ludoteca de Verão, um programa de ocupação dos tempos livres, durante o período das férias escolares, dirigido a crianças, dos seis aos dez anos, residentes em Tondela ou cujos pais e encarregados de educação trabalhem no concelho.

A iniciativa arranca a 3 de julho, encerrando a 14 de setembro. As inscrições para o período de 3 a 31 de julho já se encontram abertas, estando limitadas a uma lotação máxima de 20 crianças.
Na Ludoteca de Verão os mais pequenos terão à disposição uma diversidade de materiais lúdicos podendo usufruir de momentos divertidos, criativos e de aprendizagem, através da realização de diversos jogos, atividades de expressão dramática, plástica, musical e jogos desportivos, a realizar tanto no Pavilhão Municipal, como no Parque Urbano de Tondela.
As crianças poderão ainda usufruir de atividades aquáticas na Piscina Municipal, visitas a museus, entre muitas outras iniciativas.
A ludoteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 até às 17h30, estando a sua coordenação a cargo da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, espaço onde deverão ser entregues e recolhidas as crianças pelos seus pais e encarregados de educação.
A Câmara Municipal assegura o almoço aos participantes, que será suportado financeiramente pelos pais, que serão ainda responsáveis pelos lanches da manhã e da tarde.
As inscrições para o período de julho já se encontram abertas, podendo ser efetuadas em junho. Já para os meses de agosto e setembro, as inscrições deverão ser realizadas em julho. Será dada prioridade às crianças com menor tempo de frequência numa ludoteca organizada pela Câmara Municipal de Tondela, no último ano. O segundo critério a ter em conta será o da ordem de inscrição na plataforma online.
Após contactados pela biblioteca, e para assegurar vaga, os pais das crianças selecionadas terão que apresentar uma declaração da entidade patronal, que comprove que estes se encontram a trabalhar no período para o qual inscreveram os filhos.