27 Jun. 2023

“Casinha da leitura” abre portas no Dia Mundial das Bibliotecas em Tondela

Para assinalar o Dia Mundial das Bibliotecas, a Câmara Municipal de Tondela vai abrir na tarde deste sábado (1 de julho), no Parque Urbano, uma “casinha de leitura”, uma estrutura destinada à promoção do livro e da leitura. O projeto foi criado com o objetivo de levar o livro às pessoas que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Na estrutura de madeira, em formato de casa, serão depositadas edições de temáticas diversificadas. A ideia é que os cidadãos que se desloquem ao parque as possam usar ou, caso preferirem, levá-las para casa e após a sua leitura as entreguem no mesmo local.
Também há a possibilidade de as pessoas, caso gostem muito de uma obra, poderem ficar com a mesma, substituindo-a por outra que tenham na sua biblioteca caseira.
O projeto “Leve, leia e devolva!” vai permitir desta forma incentivar o gosto pelo livro e pela leitura junto de crianças, jovens, adultos e população sénior.
“Se relativamente às crianças e aos jovens a leitura contribui para o seu desenvolvimento cognitivo, aumentando as capacidades de comunicação e expressão oral, ao mesmo tempo que potencia o gosto pelo conhecimento, a curiosidade, a concentração e a memória, já nos adultos o livro é um excelente companheiro neste fantástico espaço de lazer e convívio”, refere o vereador com os pelouros da educação e cultura na Câmara Municipal, João Carlos Figueiredo.
A gestão deste projeto educativo e cultural está a cargo dos técnicos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, que farão todos os meses a monitorização do mesmo, além de substituírem as obras colocadas à disposição do público.
A Câmara Municipal de Tondela deseja abrir, no futuro, mais “casinhas de leitura”, noutras zonas de lazer existentes nas várias freguesias do concelho.
A inauguração da primeira “casinha” está marcada para as 17h00, deste sábado, no Parque Urbano. O Dia Mundial das Bibliotecas vai ser assinalado ainda com um espetáculo de ballet infantil, que será seguido da leitura de contos. O programa festivo é dedicado a pais e filhos.