28 Fev. 2024

Mais de 200 atletas “desceram” o Monte de São Marcos na estreia do Downhill Internacional C2 Serra do Caramulo

Mais de duas centenas de praticantes de downhill participaram no último fim de semana (24 e 25 de fevereiro) na primeira edição do Downhill Internacional C2 Serra do Caramulo, que teve lugar no recém-criado Bike Park do Monte de São Marcos, em Santiago de Besteiros. A prova contou com a participação de atletas de 10 nacionalidades e foi ganha por um estrangeiro.

O britânico Jack Reading foi o grande vencedor, entre elites masculinos, da competição que ficou marcada pelo mau tempo. Ainda assim, a chuva não afastou nem os atletas, nem o público.

Jack Reading completou o percurso de mais de 1,6 quilómetros e com desnível acumulado de descida de 279 metros em 2”58'69, menos 2.15 segundos que Pau Menoyo, segundo classificado e menos 4.38s que José Borges, que foi terceiro.

Na elite feminina Joana Nunes sagrou-se vencedora, com 4”31'09, menos 22.08s que Patrícia Lourenço, a segunda classificada.

Nos masters, Francisco Sousa ganhou nos 30, Tiago Fernandes nos 35, Paulo Ramos nos 40, Ricardo Soares nos 45, Leonardo Dias nos 50, José Reis nos 55 e António Rodrigues nos 60.

Entre os mais jovens, Nicolai Haglev foi o melhor entre os sub-17 masculinos, Benjamim Vasconcelos nos sub-15 e Simão Sousa nos sub-13.

Já Rodrigo Pereira destacou-se nos Open Experts e Cristiano Fidalgo nos Open sub-23.

A Câmara Municipal atribuiu à prova de downhill um apoio financeiro de 3.500 euros e ajudou ainda na cedência de material logístico e de segurança.

O Downhill Internacional C2 Serra do Caramulo foi uma organização da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santiago de Besteiros e da Associação de Ciclismo da Beira Alta, com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros.