08 Abr. 2024

Misericórdia do Vale de Besteiros apresenta projeto das novas instalações

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, e a vereadora da Ação Social no executivo, Vera Machado, marcaram presença na tarde desta quinta-feira (04 de abril) na apresentação do “Projeto 3G - Santa Casa da Misericórdia Vale Besteiros”, a implementar nas antigas instalações da Escola Agrícola, em Campo de Besteiros, que foram recentemente adquiridas pela instituição.

Designado de 3G, o projeto pretende envolver no mesmo espaço as três respostas sociais da instituição e as diferentes gerações, num conceito organizacional diferenciador.

O investimento previsto ronda os 2,3 milhões de euros a financiar pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

O edifício, que foi comprado pela Misericórdia do Vale Besteiros por 400 mil euros à Opus Dei, sofrerá uma profunda remodelação para receber o lar de idosos, a creche, o jardim de infância e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

A Santa Casa já candidatou aos fundos da chamada bazuca europeia a parte das obras referente à creche e jardim de infância, está a preparar a candidatura da cozinha do SAD e a aguardar a abertura das linhas de financiamento do PRR para a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosos (ERPI).

A Casa de Acolhimento Residencial Convívio Jovem também deverá ser transferida para os terrenos da antiga Escola Agrícola, num novo edifício a construir de raiz.

A ideia é criar no local um conjunto intergeracional, em que as várias gerações, crianças, jovens e idosos, poderão partilhar experiências.

Na sessão de apresentação do projeto, a presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, falou num “magnífico investimento” e elogiou o “desafio que a Santa Casa abraçou”.

Recordando as dificuldades, “não financeiras ou de gestão”, mas de espaço “para a criação de melhores condições para os idosos” nas atuais instalações do lar, a autarca destacou o empenho da Mesa da Misericórdia que nunca baixou os braços e conseguiu encontrar “uma solução rápida, adequada na dimensão física e financeira para aquilo que eram as necessidades”.

“Não podia deixar o momento sem parabenizar publicamente a Santa Casa e os seus colaboradores por terem abraçado este grande objetivo e acima de tudo desejar-lhes felicidade na sua persecução”, disse.

“Reiterar também o compromisso que temos vindo a assumir em apoiar-vos no desenvolvimento deste desafio. Para nós o apoio de retaguarda à infância e idades mais avançadas são fundamentais e o que estamos a construir convosco é o futuro”, acrescentou.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Vale Besteiros, Fernando Meneses, afirmou “que tinha que se arranjar uma solução para os problemas”.

“Quem não vai, não vai e nós estamos a ir. As coisas só se não resolvem se não se conseguir”, sustentou.