16 Abr. 2024

Ebook reúne melhores textos dos alunos que participaram no concurso de escrita do festival Montanha Literária

“Contos, gatos e outras pedras” é o título do Ebook que foi apresentado na última sexta-feira (12 de abril) e que reúne 19 contos criados por alunos do concelho no concurso de escrita que decorreu no âmbito da 1ª edição do Festival Montanha Literária, realizado entre os dias 09 e 11 de fevereiro.

A obra foi lançada agora, durante a Festa do Livro e da Leitura que teve início a 9 de abril e termina já no dia 21 (domingo).
No concurso participaram 300 estudantes do 3º ciclo do ensino básico. A iniciativa arrancou com a realização de oficinas de escrita que os jovens frequentaram, tendo os melhores trabalhos sido selecionados para o Ebook. No total, foram escolhidos 19 contos, tantos quantas as freguesias existentes no concelho de Tondela.
Os vencedores receberam diplomas de participação. Foram ainda entregues menções honrosas a outros alunos que se destacaram no concurso pela qualidade dos seus textos, embora estes tenham “fugido” ao tema da montanha.
Os diplomas foram entregues esta sexta-feira pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, pelo vereador da Educação, João Carlos Figueiredo, pelos diretores das escolas e pelas professoras bibliotecárias.
Recordando que o concurso foi criado a partir de uma ideia sua, a presidente da autarquia não escondeu a satisfação com o resultado final dos trabalhos realizados pelos estudantes.
“O resultado foi muito além das minhas expectativas. É fantástico o que fizeram, é muito mais do que eu alguma vez achei que iriamos conseguir: criarmos um livro digital. Mas mais do que isso é chegarmos aqui e vermos estes textos magníficos que vocês escreveram”, disse a autarca.
“Nada disto seria possível se vocês não tivessem abraçado este desafio”, continuou, deixando ainda palavras de elogio aos professores que ajudaram na concretização deste projeto.
Além do Ebook, alguns excertos dos textos criados pelos alunos servirão de inspiração para uma música de Hip Hop que será lançada em breve.