17 Abr. 2024

Dia do Antigo Combatente comemorado em Tondela

Numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU), Tondela comemorou, no último sábado (13 de abril), o Dia do Antigo Combatente.

Este ano, as celebrações ocorreram integradas no programa do cinquentenário do 25 de Abril no concelho tondelense. A data foi assinalada pelo segundo ano consecutivo, conforme compromisso assumido em 2023 pelo executivo municipal.

O programa incluiu uma romagem ao cemitério para homenagem aos antigos combatentes, deposições de coroas de flores nos monumentos ao Soldado Desconhecido e dos Combatentes do Ultramar, uma missa, um concerto da Banda Filarmónica Tondelense realizado no Parque Urbano, uma conferência sobre a “Guerra Colonial e o 25 de Abril” e a projeção do filme “Capitães de Abril”.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e os vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado, Francisco Fonseca e Francisco Coutinho acompanharam as celebrações que se estenderam ao longo do dia.

Nos discursos, ao almoço, a presidente da autarquia salientou a importância das comemorações do Dia do Combatente, destacando que estas ganharam em 2024 um outro significado por decorrerem nos 50 anos do 25 de Abril.

Carla Antunes Borges salientou o papel vital da ANCU na preservação da memória e na defesa dos antigos combatentes, realçando, também, o atendimento médico e psicológico prestado aos ex-militares, que sofrem de stress pós-traumático após a sua participação na Guerra do Ultramar, e às suas famílias.

A autarca anunciou que o município até ao final do ano irá apresentar um conjunto de benefícios sociais para os ex-combatentes naturais de Tondela, à semelhança daquilo que já foi feito em relação aos bombeiros do concelho.

As celebrações serviram para a ANCU prestar homenagem a dois antigos militares do concelho que estiveram diretamente envolvidos na Revolução dos Cravos. Na abertura da conferência “Guerra Colonial e o 25 de Abril”, que ocorreu ao final da tarde no Museu Municipal Terras de Besteiros, foi prestado tributo a José Sampaio e Joaquim Santos, naturais de Lobão da Beira e Castelões, respetivamente.

A presidente da Câmara revelou que irá propor ao executivo municipal que os dois militares de Abril sejam também homenageados no próximo feriado municipal, dia 16 de setembro.

“Uma palavra de apreço e reconhecimento aos dois homenageados pelo contributo que vocês deram para o 25 de Abril, por tudo aquilo que esta data significa. Isso é algo que o município de Tondela irá reconhecer para todo o sempre. Vocês representam o sentimento do 25 de Abril, que foi uma revolução pacífica, e a capacidade de um povo se ter unido em torno de um bem maior: a liberdade”, afirmou Carla Antunes Borges.