18 Abr. 2024

Tondela assinala Dia Nacional do Azulejo a 6 de maio

Tondela vai celebrar, pelo segundo ano, o Dia Nacional do Azulejo, que se comemora anualmente a 6 de maio (segunda-feira).

O município vai comemorar a efeméride com a organização da “Rota Azulejar em Tondela”, um percurso pelo centro da cidade que dará a conhecer parte do património azulejar local. O roteiro passará por algumas obras assinadas com o selo da fábrica, mas também por peças de autor, designadamente de Jorge Colaço e Pedro de Figueiredo.

O património azulejar tondelense integra-se, na sua quase totalidade, no movimento Art Nouveau. A cidade apresenta exemplos relevantes desta criação artística em forma de revestimento ou de parcial decoração nas fachadas e interiores de edifícios. Do roteiro constarão exemplos de cenas bucólicas e religiosas, registos hagiográficos, painéis votivos e silhares historiados.

A “Rota Azulejar” será direcionada ao público em geral e contemplará a descrição figurativa e artística dos painéis e uma explicação da Arte Nova e o seu aparecimento em Portugal, assim como uma breve nota histórica e biográfica sobre alguns autores/ceramistas.

O Dia Nacional do Azulejo foi instituído em 2017 com o objetivo de reconhecer esta tradição e património nacionais, relembrando simultaneamente a população para a sua valorização, cuidado e preservação.