02 maio 2024

11 de maio é dia de Festa das Cruzes no Guardão

A Festa das Cruzes, aquele que é um dos mais emblemáticos e mais antigos eventos religiosos no concelho de Tondela, volta a realizar-se no Guardão no dia 11 de maio (sábado).

Esta manifestação religiosa decorre há mais de 300 anos, juntando as paróquias do Guardão às de Santiago de Besteiros, Santa Eulália (Campo de Besteiros) e Castelões. Anualmente, na Ascensão, as povoações destas localidades sobem à Serra do Caramulo para cumprir “a promessa” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão dos mouros.

O principal atrativo da festa são as cruzes enfeitadas, com metais preciosos, grinaldas, motivos vegetais, flores ou frutos da época. Ao som de ladainhas, os crentes de Santiago de Besteiros, Campo de Besteiros e Castelões percorrem o mesmo itinerário ancestral, da Capela de São Bartolomeu até ao Guardão, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã, sob uma chuva de pétalas de flores.

A singularidade desta manifestação reside no momento em que as cruzes se tocam, duas a duas, repetindo o abraço do “tempo da memória”, em que o povo se abraçou por ter conseguido, com ajuda divina, expulsar os mouros.

A cerimónia ritual acontece no marco do encontro, um local na calçada já gasta pela repetição desta tradição ao longo dos séculos junto à Igreja do Guardão. Após o abraço, acontece uma eucaristia, que culmina com um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias e largas centenas de romeiros.

Programa
Até 2022, a Festa das Cruzes realizava-se tradicionalmente na quinta-feira de Ascensão (40 dias depois da Páscoa). A partir desse ano e por forma a que mais pessoas pudessem participar, o evento religioso passou a decorrer no sábado seguinte.

A festa é no sábado, mas o programa festivo inicia-se na quinta-feira (9 maio), pelas 07h00, com uma alvorada. Pelas 22h00 haverá animação com o teclista Luís Simões.

Na sexta-feira (10 de maio) realiza-se a noite da capucha, com o dj Tiago Monteiro, e com um brinde para quem se apresentar com este produto tradicional.

É no sábado (11 de maio) que acontece a festa. O programa inicia-se pelas 07h00 com uma alvorada. Às 08h30 acontece o desfile com a Sociedade Filarmónica Tondelense, entre o Caramulo e o Guardão. A chegada das procissões de Santiago de Besteiros, Santa Eulália e Castelões está marcada para as 10h00, seguindo-se o abraço das cruzes com a paróquia do Guardão. A missa campal, com bênção dos campos e procissão, arranca pelas 11h30.

Durante a tarde haverá animação, a partir das 15h00, com os ranchos de Santiago de Besteiros e de Castelões, seguindo-se as atuações de Feel the Rhythm e Ruizinho de Penacova. A festa termina, depois das 22h00, com o Tz Music e Pedro Cruz.